Catholics and cinema in the São Paulo capital : the cine clube of "Centro Dom Vital" and the "Escola Superior de Cinema" of São Luis (1958-1972) / Catolicos e cinema na capital paulista : o cine clube do Centro Dom Vital e a Escola Superior de Cinema de São Luis (1958-1972)
AUTOR(ES)
Vivian Malusa
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Esta pesquisa teve como finalidade compreender a atuação católica no campo cinematográfico na capital paulista, com relação, especialmente, às atividades do Cineclube do Centro Dom Vital e a Escola Superior de Cinema São Luis. O recorte temporal escolhido, entre 1958 e 1972, refere-se, respectivamente, à criação do Cine-clube do Centro Dom Vital e ao final das atividades da Escola Superior de Cinema. Objetivou-se analisar as relações entre a atuação nestas duas instituições católicas - a primeira relacionada à formação cultural cinematográfica e a segunda, à tentativa de implantação de uma formação prática - às concepções católicas com relação ao cinema na época, presentes em textos pontificais, de organizações internacionais católica de cinema, em especial o OCIC (Office Catholique International du Cinéma), ou ainda de militantes católicos brasileiros que trabalharam em prol do apostolado cinematográfico - leigos ou do clero. Além disso, relacionaram-se as atividades promovidas pelas duas instituições à formação de futuros críticos, teóricos de cinema e cineastas sem qualquer relação com a ideologia cristã. Desta forma, compreendeu-se ainda como se dava a relação entre militância católica e críticos desvinculados desta ideologia, e instituições católicas e laicas em função de uma melhor compreensão do fenômeno cinematográfico e de uma consolidação da cultura cinematográfica em São Paulo, e no Brasil. Como metodologia, utilizou-se em grande parte fontes primárias, além da bibliografia secundária e de textos de embasamento teórico com relação à escrita histórica a partir destas fontes. Os resultados do trabalho demonstraram que apesar de terem sido criadas a partir de intenções católicas claramente baseadas nas diretrizes de então, inclusive no que se refere à metodologia de trabalho, nas atividades do Cine-clube do Centro Dom Vital e da Escola São Luis, o campo cinematográfico sobressaiu-se aos ideais do campo religioso.
ASSUNTO(S)
moving pictures and catholic church educação cinematografica cinema e igreja catolica moving pictures in education cineclubismo cineclubism
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000441114Documentos Relacionados
- Cine Cultura Astor : centro de cinema
- Notions of modern at Foto-Cine Clube Bandeirantes : photography in São Paulo : (1948-1951)
- O perfil da infra-estrutura no Município de São Paulo e sua relação com as transformações de uso do solo: o centro expandido e a região de São Miguel Paulista.
- O Cine Debate promovendo encontros do cinema com a escola
- A “escola de São Paulo” de psicologia social: apontamentos históricos