Cartilha desarrumada: circuitações e trânsitos em Klauss Vianna / Untity body primer: circuits and transits in Klauss Vianna
AUTOR(ES)
Clélia Ferraz Pereira de Queiroz
DATA DE PUBLICAÇÃO
2001
RESUMO
Esta dissertação propõe um levantamento dos conceitos, princípios e hipóteses nascidos e investigados no trabalho autodidata de KIauss Vianna, preparador corporal de teatro, coreógrafo, diretor de escola e professor de consciência corporal em dança. Sua atuação foi responsável pelo desenvolvimento de uma vertente que se tomou inseminadora na dança brasileira e que ficou conhecida como Consciência Corporal. Nesta dissertação de mestrado consciência corporal é tratada enquanto processo de comunicação do corpo. Os capítulos tecem um levantamento das hipóteses geradas pelo professor e das questões consideradas as mais relevantes. para o entendimento de corpo proposto a partir da sua pesquisa. Para enriquecer o debate a cerca dos procedimentos de ensino/aprendizagem dentro de uma perspectiva criativa que permeia o discurso desse mestre/pensador, foram trazidas as contribuições das ciências cognitivas e da semiótica peirceana, aqui tratadas à luz da teoria evolucionista darwiniana. O objetivo geral deste trabalho é contribuir para o entendimento dos processos de comunicação do corpo e, para tal, trata a arte como ciência aplicada. Neste sentido, vai sinalizar a ocorrência de certos problemas que podem ajudar a organizar melhor o discurso sobre as relações corpóreas envolvidas, que ainda permaneciam envoltas por pontos obscuros decorrente de lacuna teórica. O objetivo específico é traçar o avanço significativo do sistema de idéias de Klauss Vianna, abordadas sob luz teórica; idéias consideradas radicais naquela época, mas que mostram sintoma com pensadores que KJauss Vianna não conheceu e que muito ajudam na compreensão profunda de sua prática, que foi vital na área de dança. Este trabalho busca dar compreensão a importância de sua contribuição para o desenvolvimento de processos cognitivos no corpo
ASSUNTO(S)
vianna, klauss 1928-1992 -- critica e interpretacao consciencia corporal teatro bale comunicacao danca comunicacao do corpo
ACESSO AO ARTIGO
http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6242Documentos Relacionados
- A escuta do corpo : abordagem da sistematização da tecnica Klauss Vianna
- Cineclub circuit: transits audiovisual
- Evoked Potential Primer: Visual, Auditory, and Somatosensory Evoked Potentials in Clinical Diagnosis
- O movimento como processo evolutivo gerador de comunicação - técnica Klauss Vianna
- Trânsitos ficcionais: um estudo sobre a experiência da viagem na ficção contemporânea