Caracterização da qualidade da água na Barragem do Perímetro Irrigado de Jacarecica I, Itabaiana, Sergipe. / Characterization of the reservoir water quality of Jacarecica I Irrigation District in Sergipe, Brazil.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

A preocupação crescente com a disponibilidade hídrica no que se refere a sua qualidade e quantidade vem estimulando o conhecimento da dinâmica dos reservatórios.Esse conhecimento é de fundamental importância para gerenciamento e manejo sustentável de uma bacia hidrográfica e da qualidade da água, principalmente quando se trata de agroecossistemas irrigados. Há uma tendência mundial na preservação dos recursos hídricos, visando garantir sua disponibilidade para usos como doméstico, agrícola, piscicultura, navegação, industrial, lazer, etc. Este trabalho tem por objetivo caracterizar através de parâmetros físico-químicos e biológicos a qualidade da água utilizada no Perímetro Irrigado Jacarecica I, bacia hidrográfica do Rio Jacarecica, município de Itabaiana, SE. Os parâmetros da água medidos foram: pH, temperatura, transparência, turbidez, sólidos suspensos, sólidos totais dissolvidos, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica, sódio, potássio, cálcio, magnésio, boro, cloreto, bicarbonato, sulfato, amônia, nitrito, nitrato, nitrogênio total, fósforo total, coliforme fecal, em cinco campanhas de amostragem: janeiro, março, maio, julho e outubro de 2005. Estes parâmetros servem como indicadores ambientais da água da barragem, visando tanto o monitoramento ambiental como a sua adaptabilidade à prática da agricultura irrigada. Com base no Índice de Estado Trófico o reservatório apresenta características de sistemas oligotróficos a eutróficos, dependendo do período e da localização das estações amostradas. Observou-se ainda que ocorre redução do estado de trofia no sentido do rio para a barragem. O nutriente limitante do reservatório no período de estiagem é o nitrogênio e, durante o período chuvoso, a limitação passa a ser do fósforo. Constatouse um comportamento hidroquímico homogêneo, com predominância do tipo de água cloretada sódica. De acordo com o sistema de classificação do USDA a água pode ser classificada como C2-S1, tanto na estação seca como na chuvosa. Considerando as diretrizes da FAO houve restrição quanto ao uso para o sódio, nos meses de janeiro e março, e para o bicarbonato nos períodos de amostragem.

ASSUNTO(S)

indicadores ambientais agroecosystems environmental quality indicator agronomia agroecossistemas eutrofização water quality eutrophication qualidade da água limiting nutrient

Documentos Relacionados