CARACTERIZAÃÃO DO RESÃDUO SÃLIDO URBANO DE LEOPOLDINA-MG: COMO PROPOSTA DE IMPLANTAÃÃO DE UM CENTRO DE TRIAGEM / CHARACTERIZATION OF SOLID WASTES URBAN IN LEOPOLDINA-MG CITY: AS PURPOSE TO CREATE A SELECTION CFNTRE.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

O volume de lixo produzido no mundo, 30 bilhÃes de toneladas, aumentou trÃs vezes mais do que a populaÃÃo nos 30 anos. Isto devido a proliferaÃÃo de embalagens descartÃveis, a cultura do consumimos e a do desperdÃcio. Um mundo novo à possÃvel, devendo a sociedade tomar conhecimento das agressÃes que os cidadÃos, as organizaÃÃes e a sociedade como um todo provoca. Este trabalho teve como objetivo conhecer como à praticada a gestÃo dos resÃduos sÃlidos na cidade de Leopoldina e sua caracterizaÃÃo mÃssica, para propor a AdministraÃÃo Local a implantaÃÃo de um centro de triagem, levando-se em consideraÃÃo a quantidade de resÃduos gerados na cidade e o potencial de materiais reciclÃveis, transformado-os novamente em matÃria prima para a indÃstria. Foi executado no lixÃo da cidade todo o levantamento necessÃrio para conhecer o lixo domiciliar, o processo constituiu na coleta de 18 amostras (trÃs amostras por rotas de coletas), nos meses de outubro, novembro e dezembro. Os valores encontrados foram: matÃria orgÃnica 48,14 %, papel/acartonado 14,91 %, plÃstico filme 9,66 %, plÃstico rÃgido 3,28 %, PET 0,8 %, metal ferroso 1,95 %, metal nÃo ferroso 0,10 %, tecido 7,97 %, vidro 1,39 %, madeira 0,37 %, contaminante biolÃgico 7,06 %, contaminante quÃmico 0,21 %, inerte 0,18 % e outros 1,22 %. O percentual de material reciclÃvel foi de 88,58 %. Demonstrando a viabilidade para implantar um centro de triagem na cidade de Leopoldina.

ASSUNTO(S)

mass characterization selection centre caracterizaÃÃo mÃssica centro de triagem aproveitamento de subprodutos resÃduos sÃlidos solid waste

Documentos Relacionados