Capitalismo, acumulação flexivel e educação profissional no Brasil : polivalencia ou politecnica? / Capitalism, flexible accumulation professional education in Brazil : polyvalence or polytechnic?

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Considerando as bases materiais pelas quais o homem, com o seu trabalho - na forma histórica em que se manifesta sob o capitalismo - realiza e controla seu intercâmbio com a natureza (re)produzindo sua existência, e tendo em vista o trabalho pedagógico, no âmbito do processo de trabalho capitalista, como uma das formas históricas mais expressivas de disciplinamento para a vida social e produtiva, buscamos investigar em que grau, o nível alcançado pela base técnica da produção na atualidade, marcado pelo regime de acumulação flexível, dá as condições objetivas para que o a concepção politécnica de educação ingresse, definitivamente, no debate sobre políticas educacionais, ainda que seja no campo do contraditório e das lutas contra-hegemônicas, na medida em que, pelas relações sociais de produção capitalista, o limite é a polivalência.

ASSUNTO(S)

capitalism flexible accumulation acumulação flexivel professional education politecnia politechnic ensino profissional polivalencia polyvalence capitalismo

Documentos Relacionados