CANAFÍSTULA: VIDA E ESPERANÇA NO SERTÃO NORDESTINO Estudo sobre a experiência de desenvolvimento local na organização socioeconômica do povoado de Canafístula, Apuiarés/CE. / CANAFÍSTULA: LIFE AND HOPE IN NORTHEASTERN SERTÃO Study on the experience of local development in the socioeconomic organization of the village of canafístula, Apuiarés / CE.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

As políticas públicas em prol da agricultura familiar surgiram no Brasil, a partir da década de 1990 em decorrência do contexto macroeconômico da reforma do Estado. Dois fatores principais motivaram o surgimento dessas políticas: a necessidade de intervenção estatal frente ao quadro crescente de exclusão social e o fortalecimento dos movimentos sociais rurais. Em meio a esse contexto, foi articulado em 2007, um projeto de Desenvolvimento Local no Médio Curu/CE, mediado pela Agência de Desenvolvimento Econômico Local - ADEL em parceria com a BrazilFoundation, tomando a agricultura familiar como cenário principal para expandir as potencialidades econômicas e políticas dessa região. Na comunidade de Canafístula, distrito de Apuiarés/CE, um grupo de seis agricultores familiares foi beneficiado por essa ação que pretendeu elevar a renda do pequeno agricultor e dar-lhe visibilidade por meio do fortalecimento associativo, organização e comercialização de sua produção. O meu objeto de pesquisa analisou o desdobramento dessa intervenção nesse grupo social. As técnicas metodológicas empregadas no estudo foram a observação participante, realizada no decorrer de sete visitas durante nove meses, e entrevistas abertas com quinze atores sociais. Essas incursões exploratórias possibilitaram-me o conhecimento da formação do povoado, contato com o saber local. O salto vantajoso na pesquisa foi descobrir um saber social arquitetado nas vulnerabilidades do processo de sociabilidade vivenciado nas relações de um povo, aparentemente pacato. Assim percebi que as práticas do passado constituíram um habitus processante na organização social disposta em ações de convívio que contribuíram para fomentar ações mais recentes da comunidade: o papel da associação, que trouxe maiores benefícios estruturais à localidade água, luz, custeio de irrigação; a atuação do Programa Educacional em Células Cooperativas PRECE. Todas essas interferências recriaram espaços que possibilitaram um poder de escolha de seus moradores na medida em que aspiram melhorar de vida com a expansão de seus negócios. Mas o estado da arte é também envolvido por um conflito de família que transcende o seu círculo e se infiltra na igreja, na escola e, principalmente, na política partidária em que o mesmo grupo familiar se divide e forma um campo acirrado de disputas.

ASSUNTO(S)

desenvolvimento local politicas publicas public policies local development family conflict conflito familiar políticas públicas

Documentos Relacionados