Geotecnologia aplicada à compartimentação ambiental da Bacia do Rio Ceará - Ce. / Environmental Geotechnology applied to the partitioning of the Ceará River Basin - Ce.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

05/06/2008

RESUMO

O surgimento das geotecnologias mobilizou técnicos de diferentes setores do conhecimento a aplicá-las em seus trabalhos, estudos e pesquisas. Visando aplicá-las em estudos de compartimentação ambiental elegeu-se dentre o conjunto de técnicas que a compõem o Sensoriamento Remoto e o Sistema de Informação Geográfica SIG, ratificando o uso e demonstrando novas possibilidades neste tipo de estudo. O estudo de compartimentação ambiental objetiva distinguir zonas com condições ambientais semelhantes, com intuito de nortear o uso em bases sustentáveis da natureza. O objetivo da pesquisa é elaborar a compartimentação ambiental da bacia do Rio Ceará com base em metodologia Geossistêmica e na aplicação prática de geotecnologia. O método eossistêmico permite a construção de análises holística e integrativa dos componentes ambientais. O sensoriamento remoto possibilitou o uso de imagens de satélites para interpretação dos sistemas ambientais e utilizando-se técnicas de Processamento Digital de Imagem PDI foram identificadas as condições de uso da terra e cobertura vegetal. Utilizou-se a álgebra de mapas, possível dentro de um ambiente SIG, na elaboração dos mapa termo-pluviométrico e de vulnerabilidade ambiental. Neste utilizou-se à Lógica Fuzzy e o Processamento de Análise Hierárquica AHP. Essencialmente, buscou-se elaborar as bases fundamentais do contexto natural da bacia do Rio Ceará, para servirem de base para uma proposta de Zoneamento Ecológico-Econômico ZEE da área.

ASSUNTO(S)

geotecnologia compartimentação ambiental Âlgebras de mapas rio ceará geografia geotechnology environmental partitioning map algebra rio ceará

Documentos Relacionados