Campo médio generalizado para a descrição da bi-estabilidade óptica gerada por polaritons em uma microcavidade semicondutora

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Neste trabalho fazemos a aplicação da aproximação Gaussiana para a descrição da propriedade da bi-estabilidade óptica gerada por polaritons numa microcavidade semicondutora. Esta aproximação corresponde à uma generalização da aproximação de estado coerente, que adiciona mais propriedades quânticas na descrição do sistema: o squeezing e a possibilidade de estados mistos. A demonstração da propriedade de bi-estabilidade é feita tomando a solução estacionária das equações de evolução temporal fornecidas pela aproximação. Estas equações por sua vez, podem ser escritas numa forma Hamiltoniana clássica, em que as quadraturas do campo de polaritons e as variáveis de squeezing introduzidas pela aproximação, correspondem às variáveis canonicamente conjugadas. Uma análise de estabilidade também é realizada, resultando na estabilidade dos ramos superior e inferior e na instabilidade do ramo intermediário da curva característica obtida pela nossa aproximação, comprovando assim, a propriedade de bi-estabilidade para o sistema.

ASSUNTO(S)

cavidade óptica sistemas hamiltonianos. sistemas ópticos optica quantica. processos gaussianos. física teses. bi-estabilidade otica.

Documentos Relacionados