Böll e Kempowski: representação da Segunda Guerra Mundial em um romance (Wo warst du, Adam?) e em um "diário coletivo"(Das Echolot) / Böll and Kempowski: representation of World War II in a novel (Wo warst du, Adam?) And a "collective diary" (Das Echolot)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O romance Wo warst du, Adam? (1951), de Heinrich Böll, e o "diário coletivo" Das Echolot. Barbarossa 41. (2002), de Walter Kempowski, são representações literárias da Segunda Guerra Mundial. O romance foi escrito e publicado no período do pós-guerra, quando a sociedade alemã se encontrava em meio ao sofrimento por perdas materiais, perdas de familiares, e, também, confusa com a manipulação propagandística que havia sofrido por parte do governo alemão. Começava, ainda, a ter acesso a informações sobre os horrores e crimes bárbaros que haviam sido cometidos por soldados nazistas, principalmente contra o povo judeu. O "diário coletivo", por sua vez, é formado por colagens de textos individuais autênticos, escritos em sua maioria durante os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, por seus participantes e por aqueles que vivenciaram tal período. Não há nenhuma voz que relacione os testemunhos, a interpretação de tantas vozes dissonantes fica a cargo, exclusivamente, do leitor. Por haver cinquenta anos de intervalo entre as publicações, além de diferenças quanto ao gênero literário, esta pesquisa tem como objetivo verificar se a mudança de estrutura literária e a focalização das personagens/testemunhas estão ligadas à mudança da perspectiva atual da Segunda Guerra Mundial, a qual decorre da memória coletiva do grupo social sobre um acontecimento passado e da qual a literatura incorpora elementos. Não se trata de um estudo empírico sobre a recepção das duas obras literárias, mas sobre o potencial que as obras têm em configurar uma imagem da guerra para o leitor. Em função disso, estabelece-se uma comparação de algumas personagens e testemunhas centrais, não somente daquelas que participaram ativamente da guerra, mas também de quem esteve atento aos seus desdobramentos ou, ainda, a partir das perspectivas daqueles que seriam classificados como vítimas. O trabalho se abstrai de julgamentos pessoais sobre as testemunhas, mas os textos que produziram são analisados, comparando-as com as personagens ficcionais do romance.

ASSUNTO(S)

collective memory heinrich böll literary representation of history representação literária da história segunda guerra mundial walter kempowski heinrich böll memória coletiva second world war walter kempowski

Documentos Relacionados