Batuques, Folias e Ladainhas: A Cultura do Quilombo do CRIA-à em Macapà e sua EducaÃÃo / Drumming, litanies and Folias: The Culture of the CRIA-U Quilombo Macapà and its Education

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

20/12/2010

RESUMO

A educaÃÃo em Quilombos deve considerar os aspectos Ãtnicos, histÃricos, antropolÃgicos e culturais desses patrimÃnios materiais, imateriais e naturais nacionais. Tais aspectos se manifestam no contexto do Quilombo do Cria-Ã, territÃrio afrodescendente de feiÃÃo misteriosa em virtude das energias mÃticas que là circulam, repleto de africanidades. Com base nesse pressuposto o objetivo central desse estudo està focado na anÃlise e compreensÃo da cultura constituÃda e experienciada pela comunidade do Cria-Ã, em especÃfico as danÃas do Batuque e Marabaixo, como elementos de ressignificaÃÃo da prÃxis educativa e curricular que visa à valorizaÃÃo da histÃria e cultura africana e afrobrasileira segundo a determinaÃÃo da Lei n 10.639/03. A partir desse objetivo adotei como perspectiva metodolÃgica a observaÃÃo participante e a pesquisa-intervenÃÃo, ambas desenvolvidas no territÃrio do Quilombo do Cria-à e na Escola Estadual Josà BonifÃcio, situada no espaÃo territorial do Quilombo. O perÃodo de realizaÃÃo da pesquisa de campo deu-se entre os anos de 2007-2009. Nesse Ãnterim a observaÃÃo participante constitui-se pelo acompanhamento do cotidiano da comunidade quilombola, mediada por entrevistas com os seres histÃricos, habitantes do Quilombo com mais de 40 anos de idade. A pesquisa-intervenÃÃo originou-se da anÃlise do material coletado na observaÃÃo participante, bem com em funÃÃo de estudo exploratÃrio efetuado no contexto da escola. A anÃlise do conjunto de informaÃÃes sistematizadas no desenvolvimento do tratamento dos dados de pesquisa, articulada com o referencial teÃrico constituÃdo por autores como (ANJOS, 2009; CUNHA Jr., 2001; 2009; NASCIMENTO, 2007; RAFFESTIN, 1993; SANTOS, 2002) contribuÃram para o diÃlogo problematizador com as categorias: afrodescendÃncia, territÃrio, memÃrias negras e Quilombos. Os resultados desse percurso evidenciaram que o Batuque do Quilombo do Cria-à nÃo à somente a reuniÃo de pessoas para celebrarem seus santos e entidades espirituais e sim para reafirmar os conhecimentos que seus (uas) herdeiros (as) lograram de seus ancestrais como estratÃgia de sobrevivÃncia e manutenÃÃo de sua histÃria e cultura. A tese trata dos diversos aspectos da vida da populaÃÃo criauense, sem no entanto ter a pretensÃo de esgotÃ-los. O trabalho focaliza a tese de que a cultura local constitui-se em conteÃdo pedagÃgico fundamental para a autovalorizaÃÃo de seus partÃcipes, podendo servir como rico material didÃtico-pedagÃgico.

ASSUNTO(S)

cultura afroamapaense quilombo do cria-à educacao cria-à quilombo educaÃÃo afroamapaense culture quilombos - estudo e ensino - cria-Ã(macapÃ,ap) education negros - cria-Ã(macapÃ,ap)- identidade Ãtnica escola estadual josà bonifÃcio(macapÃ,ap) negros - cria-Ã(macapÃ,ap) - usos e costumes

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