"Avaliação dos portadores de transtornos alimentares: da doença a quê?..." / Assessment of Carriers of eating disorders: from a disease to what?…

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Os transtornos alimentares são doenças graves que podem cursar com comorbidades importantes se não tratadas com abordagens múltiplas do ponto de vista clínico, nutricional, psicológico e psiquiátrico. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi investigar aspectos nutricionais e psicossociais dos indivíduos que foram portadores de anorexia e bulimia nervosas do Grupo de Assistência em Transtornos Alimentares - (GRATA) - do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-USP , se trataram e obtiveram alta hospitalar. Para tanto, elaborou-se uma entrevista semi - estruturada com dados demográficos de saúde atual, além as principais mudanças após o tratamento. Avaliou-se também o estado nutricional, por aferição de peso, altura, pregas cutâneas e circunferência do braço. O hábito alimentar foi questionado por meio de recordatório alimentar de 24 horas e questionário de freqüência alimentar. Para avaliação do ajustamento psicossocial do indivíduo, utilizou-se os seguintes instrumentos auto-aplicáveis: Questionário de Saúde Geral de Goldberg (QSG), Inventário de Depressão de Beck, Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HAD), Teste de Atitudes Alimentares (EAT-26).Foram encontrados 10 sujeitos, 9 mulheres e 1 homem, com idade entre 21 e 34 anos.Por meio da entrevista semi-estruturada, observou-se mudanças significativas após a alta hospitalar como: 5 sujeitos já concluíram o ensino superior e contribuem com a renda da família, 3 sujeitos estão concluindo esses cursos, 5 sujeitos casaram-se e já presenciaram o nascimento do primeiro filho.Apenas 1 sujeito faz acompanhamento psiquiátrico,e nenhum deles tem acompanhamento nutricional. A presença de ciclos menstruais regulares constando em todos sujeitos do sexo feminino.Atualmente 1 sujeito usa medicação fitoterápica e chás diuréticos para manter o peso. A ingestão calórica se aproximou das Recomendações Diárias (RDA) em 9 sujeitos e excedeu a recomendação diária de proteína em 9 sujeitos. Algumas vitaminas e minerais se mostraram deficientes como ferro, cálcio e retinol em 6 indivíduos. O questionário de freqüência alimentar quando comparado com a pirâmide alimentar adaptada para a população brasileira, se mostrou adequado nos itens: grupo do leite, verduras e carboidratos. Alimentos hipocalóricos e dietéticos são consumidos com freqüência por 7 sujeitos.O QSG mostrou valores indicativos de normalidade em todos os fatores. O HAD classificou com ansiedade leve 4 sujeitos da amostra. O Inventário de Beck detectou depressão leve 1 sujeito da amostra. O EAT-26 não apresentou pontuação indicativa de comportamento alimentar anormal. Conclui-se que esses indivíduos após a doença, desenvolveram-se de maneira positiva para a vida familiar, profissionale emocional, com progresos significativos.

ASSUNTO(S)

prognostic anorexia nervosa bulimia nervosa bulimia nervosa prognóstico keywords: eating disorders transtornos alimentares recovery anorexia nervosa recuperação

Documentos Relacionados