Avaliação dos efeitos do laser em baixa intensidade e do ultrassom terapêutico sobre a proliferação e diferenciação de células precursoras miogênicas. / Evaluation of the effect of the laser in low intensity and ultrassom therapeutical on the proliferation and differentiation of miogênicas precursory cells.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

07/12/2011

RESUMO

O objetivo do estudo foi analisar o efeito do laser em baixa intensidade (LBI) e do ultrassom terapêutico (US) sobre a proliferação e diferenciação de mioblastos C2C12. Os mioblastos foram cultivados em meio de cultura Eagle modificado por Dulbecco (DMEM) contendo 10% de soro fetal bovino (SFB) e induzidos à diferenciação pela substituição do meio de cultivo por meio DMEM 2% de soro de cavalo (SC). O tratamento com LBI (780nm, 10mW de potência, 3 e 5J/cm2 de densidade de energia durante 12 e 20 segundos respectivamente) e US (3MHz, pulsado 20%, 0,2 e 0,5W/cm2 durante 5 minutos) ocorreu em dois momentos diferentes: (1) Após o processo de diferenciação celular (96h) e (2) Concomitante à indução da diferenciação celular. A proliferação celular foi avaliada nas duas situações descritas utilizando o método de MTT e a diferenciação celular foi avaliada 1 e 3 dias na situação de tratamento concomitante à indução da diferenciação celular por meio da dosagem da atividade de creatinoquinase (CK). Os resultados foram submetidos à análise estatística por Análise de Variância (ANOVA), teste Dunnet, para verificar diferenças entre o grupo controle e os grupos tratados com LBI e US adotando significância de p≤ 0.05. Os resultados mostraram que não houve diferença significante no número de células, na avaliação do tratamento com LBI e US após a diferenciação, contudo quando o tratamento foi realizado concomitante à diferenciação, houve diminuição na proliferação celular no grupo laser 5J/cm2 após 96 horas e um aumento da atividade de CK intracelular neste mesmo grupo 3 dias após a indução da diferenciação celular. Em conclusão, foi possível verificar que após a diferenciação celular ambos os recursos não alteram a proliferação celular contudo durante a diferenciação o tratamento com LBI na densidade de energia de 5J/cm2 provocou uma redução na proliferação após 96h e aumento de atividade de Ck após 3 dias o que pode sugerir uma aceleração no processo diferenciação.

ASSUNTO(S)

laser ultrassom terapêutico mioblastos diferenciação proliferação outros laser ultrasound therapy myoblasts differentiation proliferation

Documentos Relacionados