Avaliação do efeito de polissacarídeos sulfatados da macroalga Gracilaria birdiae sobre as condições de imunocompetência de camarões Litopenaeus vannamei infectados com o vírus da síndrome da mancha branca (WSSV)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O efeito dos polissacarídeos sulfatados (PS), extraídos da macroalga Gracilaria birdiae, foi testado sobre a imunocompetência do camarão Litopenaeus vannamei através da alimentação dos animais com ração contendo 0,3% de PS, seguido por desafio experimental com o vírus da síndrome da mancha branca (WSSV) (0,35 DL50). A hemolinfa foi coletada nos dias 0, 3 e 14 pós-infecção com WSSV e utilizada para avaliar alguns parâmetros hemato-imunológicos. Os resultados sugerem uma aparente estimulação da atividade da fenoloxidase e da capacidade aglutinante no dia 14 pós-infecção. O número total de hemócitos (CTH) diminuiu (40%) nos camarões alimentados com a dieta controle (sem PS), mas manteve-se estável nos animais tratados com PS. A porcentagem de hemócitos granulares diminuiu (30%) em todos os grupos desafiados, independentemente da presença de PS. Esses resultados sugerem uma estimulação na produção de hemócitos hialinos associada ao tratamento com PS, uma vez que a CTH não foi alterada. Além disso, verificou-se um aumento na atividade da a2-macroglobulina e na produção de ânion superóxido em todos os camarões infectados (dias 3 e 14) independente do tratamento com PS. Embora a dieta contendo PS não tenha resultado em imunoestimulação importante nos camarões, os animais desafiados com WSSV apresentaram uma diminuição (11%) na mortalidade quando tratados com PS, em comparação aos da dieta controle. Curiosamente, o vírus não foi detectado nos animais desafiados com WSSV a partir do dia 3. Acredita-se que esse achado esteja relacionado ao fenômeno de interferência viral, já que os animais apresentaram-se infectados de forma latente pelo vírus da necrose hipodérmica e hematopoiética (IHHNV). Estudos futuros devem ser realizados para esclarecer tal fenômeno, bem como a atuação dos PS de G. birdiae na sobrevivência dos animais.

ASSUNTO(S)

aquicultura white spol syndrome virus crustaceo vírus da síndrome da mancha branca adjuvantes imunologicos litopenaeus vannamei aquicultura

Documentos Relacionados