"Avaliação da atividade clastogênica do resíduo catalítico industrial, por meio do bioensaio de micronúcleos com Tradescantia pallida cv. Purpurea" / Clastogenicity evaluation of industrial catalytic waste using the Tradescantia pallida cv. Purpurea micronucleus biossay (Trad-MCN)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

O objetivo deste estudo foi aumentar o banco de dados em relação a resíduos (cake) e efluentes (licor) industriais e o seu nível de clastogenicidade. Este estudo contribuiu para mostrar: a) que o bioensaio com Tradescantia pallida foi sensível para a avaliação da clastogenicidade em mistura complexa de resíduos catalíticos industriais, nunca testados anteriormente. b) a tendência de uma dose resposta para ambos os resíduos catalíticos c)a pasta (cake) apresenta maior clastogenicidade que o licor nas concentrações estudadas. Provavelmente isto se deve a menor concentração de Ti e Al no licor do que no cake.

ASSUNTO(S)

chemical pollutants poluentes quÍmicos micronuclei/chemistry mutagenesis/toxicity poluentes industriais bioensaios/métodos biological assay/methods tradescantia/toxicidade micronÚcleos/química mutagenesis/chemistry industrial pollutants mutagÊnese/química industrial waste/analysis resÍduos industriais/análise tradescantia/toxicity

Documentos Relacionados