Avaliação da ação dos mananoligossacarídeos fosforilados em infecções experimentais causadas pelas Escherichia coli enteropatogênicas de cães (DEPEC) / Evaluation of the action of phosphorylated mannanoligosaccharides on experimental infections caused by dog enteropathogenic Escherichia coli (DEPEC)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Denomina-se como diarreia infantil a doença causada pela Escherichia coli enteropatogênica (EPEC), que causa uma diarreia com febre, náuseas e vômitos. As cepas de EPEC, desse estudo, possuem fatores de virulência similares aos de EPEC, isoladas de humanos, e são potencialmente infectantes para crianças e lactentes. Utilizou-se, neste estudo, um mananoligossacarídeo fosforilado (Bio-Mos), um prebiótico não digestível, que não é hidrolisado nem absorvido na porção superior do trato gastrointestinal e ocupa o sítio de ligação do patógeno no intestino, evitando que as bactérias se liguem à manose do epitélio intestinal. Entre sete linhagens de EPEC de cães, foram escolhidas as linhagens SPA14 e 4083 por causarem diarreia em testes preliminares. Foram escolhidos, como unidades experimentais, 25 cães distribuídos em cinco grupos, um controle e quatro inoculados, sendo dois grupos tratados com o prebiótico. Quando os animais completaram 60 dias de idade, as variáveis hematológicas (linfócitos, neutrófilos e monócitos) e textura das fezes, foram observadas após os dias 0, 5, 10, 15 e 20 da inoculação das duas linhagens. As variáveis imunológicas IgG e IgA foram analisadas nos dias 0, 10 e 20 e as bacteriológicas (presença do gene eae de EPEC reisolada de coprocultura) após 24h, 48h e 72h da infecção experimental, finalizando o experimento aos 80 dias de idade. As duas linhagens utilizadas provocaram diarreia após 24 a 48 horas de inoculação e, algumas, em até 72 horas. Na Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), constatou-se que houve uma recuperação do fator de virulencia com a amplificação do gene eae após a inoculação das linhagens 4083 e SPA14. Não houve diferença significativa entre os grupos quanto ao número de células sanguíneas e produção de IgA e IgG. O MOS foi efetivo na recuperação da textura das fezes, pois os animais que receberam o prebiótico recuperaram-se mais rapidamente da infecção, comparando-se aos que não receberam o tratamento, demonstrando-se, dessa forma, a sua importância, visto que a diarreia causa desidratação com a perda de nutrientes e eletrólitos. Estudos que caracterizam as EPEC permitem-nos conhecer mais sobre a patogenicidade dessas bactérias e tornam-se relevantes na área de Saúde Pública.

ASSUNTO(S)

mananoligossacarídeos fosforilados cão reação em cadeia de polimerase pcr saude publica escherichia coli enteropatogênica enteropathogenic e. coli phosphorylated mannanoligosaccharides dog polymerase chain reaction pcr

Documentos Relacionados