AvaliaÃÃo de critÃrios de dano dÃctil para a previsÃo de trincas no forjamento a frio usando o mÃtodo dos elementos finitos.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

O forjamento a frio destaca-se dentre os processos de conformaÃÃo pela possibilidade de obtenÃÃo de peÃas com excelente acabamento superficial e boa precisÃo dimensional. Em muitos casos, a forjabilidade à determinada pela ocorrÃncia da fratura dÃctil e, dessa forma, limitaÃÃes sÃo impostas por trincas superficiais ou internas de regiÃes altamente deformadas devido ao fluxo intenso de material. Com o advento dos mÃtodos numÃricos, especificamente aqueles baseados no mÃtodo dos elementos finitos para grandes deformaÃÃes, tÃm sido possÃvel com relativo sucesso a anÃlise do processo de forjamento a frio durante a fase de projeto. Entretanto, tÃcnicas numÃricas existentes ainda apresentam limitaÃÃes na prediÃÃo da ocorrÃncia da fratura. O principal objetivo deste trabalho foi avaliar critÃrios de fratura dÃctil e sua implementaÃÃo em programas de elementos finitos. Foram realizados ensaios numÃricos e experimentais de compressÃo, para a validaÃÃo das prediÃÃes teÃricas obtidas a partir de dois critÃrios de fratura amplamente usados.

ASSUNTO(S)

mÃtodo de elementos finitos previsÃo propagaÃÃo de trincas forjamento fraturas (materiais) ensaios de materiais anÃlise numÃrica trabalho a frio tÃcnicas de conformaÃÃo

Documentos Relacionados