AvaliaÃÃo de cartilha virtual sobre autoexame ocular para portadores de HIV/AIDS. / Assessment of a virtual guide on eye self-examination for people with HIV/AIDS.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

28/02/2011

RESUMO

Uma proporÃÃo significativa de indivÃduos em estÃgios diferenciados de evoluÃÃo da infecÃÃo pelo HIV apresenta alteraÃÃes oculares irreversÃveis, por falta de diagnÃstico e tratamento precoces, por vezes essas alteraÃÃes ocasionam perda da acuidade visual. Portanto, uma cartilha impressa sobre autoexame ocular foi desenvolvida, e pensando em ampliar o acesso deste material foi desenvolvido para um ambiente digital, o qual se justifica pela necessidade de ampliar o conhecimento sobre o autoexame ocular e aumentar a adesÃo a esta prÃtica. Assim objetivou-se avaliar tecnologia educacional a distÃncia para a promoÃÃo da saÃde ocular; adequar material impresso ao meio virtual; analisar o uso do ambiente virtual da cartilha virutal sobre Autoexame Ocular e avaliar a Cartilha Virtual sobre Autoexame Ocular com juÃzes especialistas de aspectos pedagÃgicos e tÃcnicos. Trata-se de estudo de elaboraÃÃo de material educacional digital proposto por Falkembach, com as seguintes fases: elaboraÃÃo do material educativo digital, fase de modelagem, implementaÃÃo, distribuiÃÃo e avaliaÃÃo. Foi desenvolvido no LaboratÃrio de ComunicaÃÃo em SaÃde da Universidade Federal do Cearà no perÃodo compreendido de 2009 a 2010. Na primeira fase seguiu-se a elaboraÃÃo do material digital. Na segunda etapa foi a submissÃo do material ao julgamento inicial de acadÃmicos de enfermagem no intuito de se identificar dificuldades de uso do material criado, e realizado adequaÃÃo da linguagem do material educativo digital. Na terceira etapa submeteu-se o material à avaliaÃÃo por juÃzes especialistas da Ãrea de educaÃÃo e informÃtica. Como resultados foi possÃvel identificar falhas iniciais na estruturaÃÃo das pÃginas, e os comandos tiveram de ser recolocados, unificados e dispostos em local de fÃcil visualizaÃÃo. Portanto, reformulou-se o material digital no sentido de adequÃ-lo ao ambiente virtual, reestruturando inclusive a linguagem. A escolha pelo vÃdeo tutorial revelou ser uma ferramenta eficaz na capacitaÃÃo individual, e promoveu maior autonomia pelo fato de subsidiar a realizaÃÃo dos exames oculares pelo usuÃrio. Na avaliaÃÃo dos entrevistados o material se mostrou de fÃcil navegaÃÃo e com capacidade de despertar a curiosidade e interesse em acessar o conteÃdo considerado pelos avaliadores de fÃcil compreensÃo. à fundamental o uso de novas tecnologias do cuidado com enfoque nas aÃÃes educativas, entretanto, à necessÃrio uma avaliaÃÃo de suas limitaÃÃes, benefÃcios e uma adequaÃÃo Ãs necessidades dos usuÃrios, jà que a avaliaÃÃo à um processo contÃnuo de aperfeiÃoamentos e ajustes necessÃrios, e assim propor um caminho inovador que gerem atitudes conscientes e intencionais, alÃm da valorizaÃÃo e reconhecimento do exercÃcio de cidadania. Espera-se que, a cartilha virtual sobre autoexame ocular facilite a identificaÃÃo de alteraÃÃes visuais e tambÃm proporcione incentivo na busca de uma assistÃncia oftalmolÃgica, aspecto indispensÃvel na AIDS.

ASSUNTO(S)

enfermagem saÃde ocular educaÃÃo à distÃncia enfermagem auto-exame eye health education distance nursing self-examination.

Documentos Relacionados