AvaliaÃÃo da atividade antiinflamatÃria e antioxidante das cÃpsulas do extrato seco e da afrormosina, isoflavonÃide, obtidos de Amburana cearensis A C Smith. / Evaluation of anti-inflammatory and antioxidant activity of capsules of dried extract and afrormosin, isoflavonoid, obtained from Amburana cearensis AC Smith.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/11/2010

RESUMO

A casca do caule de Amburana cearensis A C Smith, conhecida popularmente como cumaru, à utilizada para o tratamento de doenÃas respiratÃrias como bronquite e asma. Estudos farmacolÃgicos anteriores mostraram as atividades antiinflamatÃria, antioxidante e antinociceptiva do extrato e molÃculas isoladas do cumaru: incluindo cumarina (CM) e amburosÃdeo A (AMB). Diante do exposto, o objetivo do presente estudo foi realizar uma avaliaÃÃo preliminar da citotoxicidade, e investigar o potencial antiinflamatÃrio e antioxidante da cÃpsula do extrato seco de A. cearensis (CESAC) e da Afrormosina (AFM), com determinaÃÃo do possÃvel mecanismo de aÃÃo. Para tanto, as cÃpsulas foram produzidas a partir do extrato seco (spray-dryer) padronizado pelo teor de AMB e CM por CLAE. A citotoxicidade foi investigada em neutrÃfilo humano (2,5 x 106 cÃlulas/mL) atravÃs dos testes de exclusÃo ao corante azul de tripan, LDH, MTT e avaliaÃÃo do padrÃo de morte celular pelo corante laranja de acridina/brometo de etÃdio. A AFM (10, 50 e 100 Âg/mL) nÃo mostrou citotoxicidade, enquanto que a CESAC (10, 100 e 200 Âg/mL) aumentou o nÃmero de cÃlulas em apoptose e necrose. A CESAC (100-400 mg/kg, v.o.) inibiu o edema de pata em camundongos, o acÃmulo de cÃlulas e os nÃveis de TBARS-MDA no peritÃnio, induzidos por carragenina. No lavado broncoalveolar de ratos desafiados com ovalbumina, a CESAC reduziu o acÃmulo de cÃlulas, bem como a produÃÃo de TBARS-MDA e nitrito/nitrato, alÃm de restabelecer os nÃveis de GSH. Tanto a CESAC (5, 10, 25, 50, 100 e 200 Âg/mL), quanto AFM (3; 6; 12,5; 25; 50 e 100 Âg/mL) reduziram a ativaÃÃo de neutrÃfilos humano induzida por fMLP (em atà 65 % e 66 %, respectivamente) ou PMA (em atà 72 % e 86 %, respectivamente). AlÃm disso, estes inibiram em atà 70 % aproximadamente a atividade de mieloperoxidase, porÃm apenas a CESAC inibiu a atividade da elastase (6-88 % inibiÃÃo). A adiÃÃo de CESAC ou AFM à suspensÃo de neutrÃfilos reduziu tambÃm os nÃveis de TNFα. O CESAC e a AFM mostraram atividade inibitÃria do metabolismo oxidativo de neutrÃfilos mensurado atravÃs de ensaios de quimioluminescÃncia dependente de luminol (QL lum) e lucigenina (QL luc).

ASSUNTO(S)

antiinflamatÃrios cumaru phytomedicine antioxidant activities anti-inflammatory afrormosin amburana cearensis fitoterÃpico antioxidante atividades antiinflamatÃria afrormosina amburana cearensis farmacologia

Documentos Relacionados