Autoria, diálogo com a crítica, política e comportamento : um estudo da crítica de Luiz Carlos Merten no Diário do Sul
AUTOR(ES)
Pintos, Samantha Klein da Silva
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
Esta monografia analisa a crítica de Luiz Carlos Merten publicada no Diário do Sul, jornal que circulou entre 1986 e 1988 em Porto Alegre. O objetivo é verificar o conceito de cinema implícito a partir da leitura de seus textos, observar se a crítica cumpre sua função de mediação jornalística e quais são as estratégias de aproximação ao público leitor. A partir de pesquisa bibliográfica, apontamos o jornalismo como produtor de conhecimento e a crítica jornalística como mediadora do campo artístico cultural. Levantamos a trajetória do jornalismo nos suplementos culturais, além do desenvolvimento da crítica de cinema. Traçamos o histórico do Diário do Sul e apresentamos suas características que o tornaram uma experiência de jornalismo diferenciado no Rio Grande do Sul, assim como a inserção do crítico na editoria de cultura do periódico. Verificamos também as principais características da década de 80 e como são mostradas no cinema do período. Por fim, aplicamos a técnica de Análise de Conteúdo em uma amostra de dez críticas publicadas no Diário do Sul. De forma geral, percebemos que o texto de Merten se constrói a partir da autoria no cinema, assim como através da história do cinema, pelo viés do diálogo com outros críticos, a fim de legitimar sua apreciação e pelas características da política e do comportamento da época. Observamos também uma linguagem textual acessível, com o objetivo de envolver o público e aproximá-lo dos clássicos da arte cinematográfica. Confirmamos assim, o caráter mediador e produtor de conhecimento, já que o acúmulo de leituras aumenta o arsenal cultural do leitor.
ASSUNTO(S)
jornalismo cultural diário do sul (jornal)
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/22681Documentos Relacionados
- Crítica, política e psicologia social: A mudança social e o lugar da ação intelectual na luta política
- Autoria, autenticidade e apropriação: reflexões a partir da pintura aborígine australiana
- Shakespeare no suburbio : critica, polifonia e carnaval na aula de leitura
- Jean-Claude Bernardet - "eu é um outro": autoria, fragmentos e incompletudes
- Luiz Carlos Nogueira: o testemunho de um compromisso ético com a psicanálise