Atividade ovicida e larvicida in vitro dos óleos essenciais da Lippia sidoides e Cymbopogon shoenathus em nematódeos gastrintestinais de caprinos.

AUTOR(ES)
FONTE

CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL

DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

O controle de verminose em caprinos é realizado exclusivamente através de anti-helmíntico. Entretanto populações de vermes existentes vem crescendo gradativamente. Dessa forma a fitoterapia é uma alternativa de controle que poderá reduzir o uso de anti-helmíntico e evoluir para uma produção alto sustentável. Dessa maneira o objetivo desse estudo foi avaliar a atividade ovicida e larvicida dos óleos essenciais das plantas Lippia sidoides e Cymbopogon shoenathus no controle parasitário de caprinos, visando a busca de alternativas não químicas e eficazes de controle. Os óleos essenciais foram avaliados nas seguintes concentrações: 5%; 2,5%; 1,25%; 0,625% e 0,3125. Cada ensaio foi acompanhado de um controle positivo contendo TWEEN 80 (3%) e um controle negativo constituído apenas por água e ovo. Os óleos essenciais das duas plantas avaliadas não apresentaram atividade ovicida. Com relação a atividade larvicida as duas plantas avaliadas mostraram eficácia de 100%, sugerindo que esses bioativos apresentam potencial para serem investigados quanto a sua eficácia na redução da carga parasitária em testes In vivo.

ASSUNTO(S)

caprino nematódeo gastrintestinal anti-helmíntico haemonchus contortus fitoterapia Óleo essencial planta medicinal lippia sidoides alecrim-pimenta cymbopogon shoenathus inseticida natural

Documentos Relacionados