Atividade de álcool, aldeído e ácido perílico contra L. (L.) major e L. (L.) amazonensis. / Activity of perillyl alcohol, perillyl aldehyde and perillyl acid against L. (L.) major and L. (L.) amazonensis.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Propriedades leishmanicidas têm sido atribuídas a vários terpenos, que são compostos encontrados em plantas. Dentre esses está o limoneno, um monoterpeno presente principalmente em frutas cítricas. Em plantas e no fígado de mamíferos, o limoneno é convertido a alcool perílico (POH), aldeído perílico (PCO) e ácido perílico (PCOOH). Tanto o limoneno como seus derivados apresentam propriedades antimicrobianas e antitumorais. Neste estudo avaliamos a atividade dos derivados do limoneno para o tratamento de leishmaniose. As IC50 para POH, PCO e PCOOH foram determinadas para L. (L.) major e L. (L.) amazonensis. Demonstramos que esses compostos são citotóxicos para macrófagos, em concentrações semelhantes às efetivas contra os parasitas. Avaliação da toxicidade in vivo não evidenciou efeitos colaterais. Não houve resposta clínica à administração de POH ou PCO em camundongos infectados. A associação de POH e PCO por via intraperitoneal foi capaz de retardar a progressão da doença em camundongos infectados com L. (L.) amazonensis.

ASSUNTO(S)

perillyl acid quimioterapia aldeído perílico perillyl alcohol chemotherapy perillyl aldehyde Ácido perílico. monoterpene Álcool perílico leishmania monoterpeno leishmania

Documentos Relacionados