Atitude, arte, cultura e autoconhecimento: o rap como voz da periferia

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2000

RESUMO

Esta dissertação se propõe a investigar o rap (rhythm and poetry) na cidade de São Paulo, pesquisando três grupos: Thaíde e DJ Hum, Racionais MC s e o DMN. Analisarei como esses grupos utilizam a metrópole como inspiração e cenário para a produção deste estilo musical. O objetivo é verificar de que forma realizam uma apropriação do passado da população negra e de símbolos internacionalizados da cultura negra. Também, pretendo observar o potencial que esses grupos de rap possuem para construir, dentro de um contexto de globalização cultural, referências de identificação. Essas referências são utilizadas por uma parcela da juventude negra da periferia da cidade de São Paulo. Fazendo com que o rap se constitua num instrumento de contestação da realidade social. Com a intensa produção do imaginário social, o rap produz um duplo movimento: o de projeção e o de identificação. A idéia central da pesquisa é a de que o fenômeno rap, através das letras, é capaz de produzir uma leitura crítica da sociedade. Por meio da denúncia dos, problemas étnicos e sociais e da apropriação seletiva do passado da população negra, proporciona uma gama de referenciais para a juventude negra. Tais referências questionam o imaginário social de nossa sociedade, refletindo em novas identificações, alicerçadas em três pilares: a cor da -pele, a origem social e o local onde moram. Isto se deve às raízes culturais do rap e também ao fato de seus primeiros adeptos pertencerem aos segmentos menos favorecidos da sociedade, como em outras manifestações musicais de afro-descendentes. No entanto, na maneira de afinnar o orgulho negro e de desafiar o domínio cultural e político do branco, o rap tem um discurso bem mais agressivo - na denúncia e na propostado que outras manifestações musicais afro-americanas e afro-brasileiras

ASSUNTO(S)

afro-americana black music populacao negra ciencias sociais aplicadas

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