Aspectos numéricos, morfológicos e mofométricos das comunidades bacterianas em diferentes escalas trófica e temporal, em reservatórios.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

A análise da morfologia e do tamanho de células bacterianas de três reservatórios em diferentes estados tróficos (Barra Bonita eutrófico, Broa mesotrófico e Lagoa Dourada oligotrófico) foi feita com imagens obtidas por microscopia de epifluorescência (coloração com DAPI). Em cada ambiente foram estimadas as freqüências relativas de cada morfotipo estudado (coco, cocobacilo, bacilo, víbrio, filamento e espirilo) assim como dos biovolumes dos organismos. As freqüências relativas dos biovolumes e dos morfotipos foram transformadas em índices de diversidade de tamanho (IDT) e de diversidade morfológica (IDM), respectivamente, calculados pelo índice de Shannon e foram estimadas as densidades populacionais (D). Estes valores foram comparados com os índices de estado trófico médios (IETm) calculados para os ambientes. Entre as variáveis físicas e químicas, o fósforo total representou o mais claro divisor de estado trófico dos ambientes, no período estudado, enquanto entre as variáveis biológicas a densidade populacional bacteriana foi o indicador mais significativo do estado de trofia dos ambientes. O IDM revelou-se um indicador significativo entre o ambiente eutrófico e o oligotrófico, e entre o mesotrófico e o oligotrófico, mas não tão consistente entre o eutrófico e o mesotrófico, possivelmente devido à proximidade do estado trófico entre eles. O IDT revelou-se um indicador significativo entre o ambiente eutrófico e oligotrófico mas não entre cada um desses e o mesotrófico. No ambiente oligotrófico constatou-se uma correlação linear negativa, extremamente significante (r = - 0,9735 e P = 0,001), entre IET e IDM; esta correlação mostrou-se significativa com a concentração de cloforila a e não significativa com os demais componentes do IETm.

ASSUNTO(S)

microbiologia estado trófico morfologia bactérias efeitos de aspectos específicos do ambiente sobre os organismos densidade morfometria

Documentos Relacionados