As viagens de Salles, Solanas e Sarquís: identidade em travessias / The trips of Salles, Solanas and Sarquís: identity in crossings

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Este projeto analisa quatro filmes da América Latina que têm como ponto comum o fato de estarem centrados em personagens que realizam viagens em seus países de origem (dois filmes) e na América do Sul (outros dois). O objetivo é demarcar nestas obras construídas sob a necessidade do deslocamento, dados constitutivos de identidade e pertencimento a uma dada geografia física e humana. Os que percorrem a América Latina são Diários de Motocicleta, dirigido pelo brasileiro Walter Salles e El viaje la aventura de ser joven, do cineasta argentino Fernando Ezequiel Pino Solanas. Os que centram suas narrativas em território nacional são Central do Brasil, também de Walter Salles, e Facundo, la sombra del tigre, do diretor argentino Nicolás Sarquís. O estudo aborda a relação dessas obras com o contexto cultural e político da América Latina dos anos 60, com destaque pontual a Brasil e Argentina, e discute como se apropriam do gênero road movie. Defende, ainda, que os quatro expõem e traduzem uma das tensões centrais da pós-modernidade, que é a sua convivência com o universo cultural da chamada modernidade sólida. Tal procedimento deriva principalmente da condição de percorrer a estrada e nela afirmar uma identidade configurada por valores quase sempre idealizados e nostálgicos, formando um conjunto de filmes que expressa a persistência das ficções-nacionais e pan-continentais no cinema contemporâneo de Brasil e Argentina.

ASSUNTO(S)

cinema latino-americano fernando solanas fernando solanas identity latin american cinema/movie nicolás sarquís nicolás sarquís road movie road movie identidade walter salles walter salles

Documentos Relacionados