As transformações da festadança de São Gonçalo nas barrancas do São Francisco: tradição e mídia

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

A pesquisa tem como objetivo discutir em que medida se deram as transformações da Festadança de São Gonçalo de Amarante, perquirindo a Tradição e a Mídia. É uma festa votiva, que insiste e persiste em continuar viva, no Alto Médio São Francisco, em Minas Gerais, precisamente na cidade de São Francisco. Pretende, ainda, contribuir para a compreensão do repertório dos barranqueiros através da textura de movimentos, danças, imagens, cantoria e misticismo, enquanto corpo misto entre linguagem dialógica e performática dos sujeitos. De um lado, acompanha a cultura tradicional, por outro observa a interferência direta das Mídias impressa e eletrônica. Nos circuitos de linguagem da dança religiosa, a palavra adquire gestos simbólicos apropriados, reiterando um agenciamento sígnico entre a voz e o gesto e afirmando que a palavra pronunciada não existe (como o faz a palavra escrita) num contexto puramente verbal. Na fronteira entre dois domínios semióticos, o gesto dá conta do fato de que uma atitude corporal encontra seu equivalente numa inflexão de voz, e vice-versa, continuamente. Depreendeu-se que a resistência que nos desafia é capaz de acertar, suscitar e manter nossa potência de conhecimento na realidade, através dum embricamento de vozes, numa cultura poliforma. Observa-se a articulação entre a dança festiva de São Gonçalo e o processo da construção identitária do povo do Vale do São Francisco. E, ainda, discute-se os aspectos que se seguem: a) No processo de transformação, como se constroem as imagens da Festa de São Gonçalo de Amarante, no Vale do São Francisco e como se articula com os diversos significados b) Em que medida os significados da festa são absorvidos pelos atores e pelos barranqueiros do São Francisco c) Que instâncias mediadoras de sentido entretecem a teia discursiva na festa, enquanto pagamento de promessa. d) A Festa de São Gonçalo de Amarante, por meio das mediações da sua teia significativa, permite a re-elaboração das noções de identidade regional e da cultura local. e) De que maneiras são integradas e reforçadas as interações entre as imagens da Festa de São Gonçalo e os laços simbólicos com o imaginário coletivo local ? f) Observar se o discurso literário se sobrepõe ao religioso.g) Verificou-se que a fé do povo barranqueiro do Velho Chico faz com que os males se curem através da Festadança de São Gonçalo, em ocasião da paga de promessa

ASSUNTO(S)

mídia lingüística, letras e artes danças folclóricas brasileiras festa votiva dança de são gonçalo culture cultura oral sources memory middle oralidade memória tradition tradição promise fest

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