As múltiplas faces da evasão na educação superior a distância: a experiência do curso de tecnologia em gestão ambiental do IFRN em dois pólos de apoio presencial

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/09/2011

RESUMO

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a evasão em cursos superiores oferecidos através da educação a distância em um contexto marcado por profundas mudanças nas mais diversas esferas da sociedade e pelo crescimento desordenado dessa modalidade educativa. Para isso, toma como objeto de análise a realidade dos alunos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte através da educação a distância nos polos de apoio presencial localizados nas cidades de Mossoró e Martins. No desenvolvimento desta pesquisa de campo, faz uso de estratégias de coleta de dados variadas, como: a observação participante da realidade; a análise dos documentos referentes à educação a distância e ao curso de Tecnologia em Gestão Ambiental; e a aplicação de questionários com os alunos evadidos. Os resultados dessa pesquisa nos permitem afirmar que a evasão em cursos superiores a distância é, predominantemente, fruto de uma combinação de aspectos inerentes ao desenvolvimento do curso, dificuldades de ordem pessoal enfrentadas pelos alunos durante o período em que frequentam o curso e elementos inerentes ao contexto em que o curso e os alunos estão inseridos, podendo haver situações específicas em que o aluno evade devido à influência de um único aspecto, seja ele inerente ao desenvolvimento do curso, de ordem pessoal, ou ainda, um fator determinado pelo contexto em que o curso ou o aluno está inserido.

ASSUNTO(S)

educação a distância. evasão motivações dificuldades percepções educacao motivations difficulties perceptions dropout distance education.

Documentos Relacionados