As marcas de oralidade e a construção da metamensagem em A falecida, de Nelson Rodrigues

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

19/04/2012

RESUMO

Este trabalho estuda as marcas de oralidade e a manifestação das metamensagens na tragédia carioca, A falecida, de Nelson Rodrigues, a fim de compreender se esse texto literário pode fornecer-nos marcas linguísticas capazes de funcionar como estratégias interacionais. Buscamos entender como um texto construído, um chamado corpus de segunda mão, consegue empregar indícios linguísticos típicos da oralidade a ponto de se tornar uma mimese da realidade, sem, contudo, ser uma reprodução exata desta. Com base nessas inquietações, propusemo-nos a responder: existem marcas orais expressivas na peça A falecida de Nelson Rodrigues? Para isso, tomamos, sobremaneira, como parâmetros, os fundamentos teóricos da Sociolinguística, da Análise da Conversação e da Análise do Discurso. Partimos do pressuposto de que existem, na literatura, alguns autores que se preocupam em elaborar textos que visem a reproduzir a naturalidade dos diálogos reais. Para conseguir essa espontaneidade, entretanto, esses autores apostam em uma linguagem com características sintático-discursivas e morfolexicais típicas da oralidade. Quando nos referimos às primeiras características, levamos em consideração, na obra A falecida, a composição e o tamanho das sentenças; a troca linguística entre os participantes da interação; o modo de construção do discurso, tanto pelo falante como pelo(s) ouvinte(s); a falta de tempo para o planejamento e o replanejamento das falas, entre outros fatores. Quando analisamos as características morfolexicais, preocupamo-nos em encontrar, na peça escrita, algumas marcas recorrentes em textos orais, tais como as gírias, os diminutivos, as construções hiperbólicas, as transcrições fonéticas, entre outros. Pautando-nos nos conceitos teóricos desenvolvidos ao longo do trabalho e submetendo nossas conjeturas à análise de trechos retirados da peça A falecida, selecionada em meio a tantas outras escritas pelo autor, devido à sua constante preocupação em retratar o cotidiano, com seu prosaísmo e suas manifestações orais, localizamos, na peça, muitos índices tipicamente orais e observamos que esse tipo de marca em um texto construído, quando usado de forma consciente ou quando empregado inconscientemente pode auxiliar na construção de muitas mensagens implícitas (ou metamensagens)

ASSUNTO(S)

lingua portuguesa texto teatral nelson rodrigues marcas de oralidade metamensagens play (theatrical text) orality marks metamessages

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