As faces e facetas do Diabo na obra de João Guimarães Rosa
AUTOR(ES)
Marcio Araujo de Melo
DATA DE PUBLICAÇÃO
2006
RESUMO
Esta tese, As Faces e Facetas do Diabo na obra de João Guimarães Rosa, faz considerações crítico-teóricas sobre a literatura do escritor mineiro, especificamente no que tange às figuras diabólicas - orações e rituais; feiticeiros/as; sedutores/as; O Diabo e o pacto - e suas articulações à narrativa. Como possibilidade de leitura, esse diálogo compara o ato narrativo à temática narrada, buscando perceber como Guimarães Rosa aproxima o que se conta. Para tamanho, percebe-se como essas imagens, que se reduplicam em outras, vão sendo expostas nos vários livros, no entanto mantendo as mesmas características. Partiu-se do conceito teórico formulado por Walnice GALVÃO (1972) "a coisa dentro da outra" para observar como certas representações vão reiteirar pela obra rosiana; noutra palavra: como um mote vai transitando na mesma e para outra narrativa. De maneira que a escolha pelas imagens diabólicas possibilitou compreender o jogo narrativo de Guimarães Rosa que, como no ritorrnelo de Riobaldo "o diabo na rua, no meio do redomoinho...", pode ser visto pelo vaivém e pela figura transeunte.
ASSUNTO(S)
rosa, joão guimarães, 1908-1967 crítica e interpretação teses. análise do discurso literário teses. feitiço teses. possessão diabolica na literatura teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6QWPRBDocumentos Relacionados
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