As duas censuras do regime militar : o controle das diversões públicas e da imprensa entre 1964 e 1978
AUTOR(ES)
Doberstein, Juliano Martins
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
Esta dissertação teve como ponto de partida a constatação empírica de que houve, nas páginas de alguns jornais e revistas que circularam durante o regime militar brasileiro, um aparentemente paradoxal processo de “divulgação do proibido”. A publicação na imprensa de notas, referências e críticas sobre diversas interdições censórias foi aqui explicada pela existência de dois mecanismos distintos de atuação da Censura. Um deles, o controle de espetáculos feito pela Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP), era caracterizado pelo perfil público e aberto. O outro, voltado para a imprensa e realizado pelo SIGAB, tinha o anonimato como principal característica de suas atividades. Como a clandestinidade era uma especificidade da censura à imprensa, estavam explicadas as inúmeras referências à censura localizadas no curso desta investigação, já que todas elas diziam respeito ao controle de diversões públicas (cinema, teatro, música, rádio, tv etc.). Depois de identificada a distinção de ethos das “duas censuras”, buscou-se as justificativas dessa clivagem, o que envolveu uma reflexão em dois eixos, quais sejam: 1) sobre a diferença de legitimidade legal das censuras à imprensa e às diversões públicas; e, ainda, 2) sobre as diferenças de legitimidade social às intervenções censórias de natureza política e àquelas com ênfase na moralidade e costumes.
ASSUNTO(S)
history regime militar censura brazilian military regime imprensa censorship diversões públicas press legitimidade public amusements legitimacy imaginário social história contemporânea social imaginary
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/13815Documentos Relacionados
- ERNESTO GEISEL E A IMPRENSA DO BRASIL: A propaganda ideológica sobre o quarto Presidente do Regime Militar brasileiro (1964-1985), entre sua eleição e posse
- Lazer no Brasil: as transformações durante o regime militar (1964-1984)
- As artes visuais, as universidades e o regime militar brasileiro: o caso do Núcleo de Arte Contemporânea da Universidade Federal da Paraíba (1978-1985).
- O comportamento da indústria gaúcha durante o regime militar 1964-1985
- O regime ditatorial militar no Amapa : terror, resistencia e subordinação - 1964/1974