Artificial neural networks to calculate stress concentration factors in welded tubular joints. / Redes neurais artificiais na avaliação de concentração de tensões em juntas tubulares soldadas.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1999

RESUMO

Neste trabalho está apresentada uma alternativa para o cálculo do fator de concentração de tensões (FCT) em juntas tubulares soldadas do tipo Y. Redes Neurais Artificiais (RNA) foram utilizadas para representar a distribuição de tensões ao longo da junta tubular para os casos de carregamento força axial no plano e momento fletor no plano. As RNA podem aprender a partir de um conjunto de dados sem a necessidade de uma expressão matemática entre as variáveis dependentes e independentes; representa uma vantagem sobre o procedimento normalmente utilizado, ou seja, as equações paramétricas. O modelo proposto representa um avanço no projeto de juntas tubulares, uma vez que evita a necessidade de se conhecer uma expressão matemática para representar a distribuição de tensões na junta e fornece um método mais preciso para avaliar a distribuição de tensões ao longo da junta soldada. O conjunto de dados utilizado foi formado a partir de simulações numéricas das juntas soldadas através do MEF, nas quais foi considerada a geometria do cordão de solda.

ASSUNTO(S)

ann stress concentration factor método dos elementos finitos redes neurais artificiais juntas tubulares soldadas artificial neural networks scf tubular joints

Documentos Relacionados