Arquivo, Museu, Contemporâneo. A fabricação do conceito de Arte Contemporânea no museu de Arte de Santa Catarina-Masc/SC / Archive, museum, contemporary. The manufacture of contemporary art concept at Santa Art Museum- MASC/SC

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

18/02/2011

RESUMO

O presente estudo analisa no âmbito do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) o trajeto teórico entre a obra de arte contemporânea e a dinâmica do chamado sistema das artes empreendido no interior da instituição. Verifica-se a teoria da arte a partir das práticas teorizantes que, inseridas no contexto das instituições, definem o estatuto do que é ou não é, arte. Para tanto utilizou-se como aparato teórico autores como Cauquelin (2005a, 2005b), Millet (1997), Archer (2001), Gonçalves (2004), Freire (1999). No campo da teoria interartes, investiga-se as relações entre arte contemporânea e seu processo de patrimonialização compreendidas a partir das mudanças que se efetivaram na produção artística contemporânea constituindo a desconstrução do objeto artístico ou a sua efemeridade como objeto de arte. No campo da História e Teoria Interartes os estudos analisam os objetos de arte moderna e contemporânea e sua circularidade nas instituições a partir da noção de arte, da noção de arquivo, do conceito de memória e do documento como lacuna para a obra. Autores como Nora (1993), Huyssen (1996), Freud (1997), Birman (2006), Mezan (1989) contribuíram com a noção de memória aliada ao processo de esquecimento e ao museu como instituição de memória. Analisa-se ainda a transformação do Museu de Arte Moderna de Florianópolis (MAMF) em Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), na década de 1970, processo que se efetiva a partir dos rumores teóricos que constroem o contemporâneo na instituição e dos atores considerados embreantes no processo de transformação do MASC. Para análise desta transformação reflexões sobre a questão dos acervos são apresentadas: o que é acervo pensado; a dimensão documental que o encerra e a dimensão do conceito de arquivo, qual seja, a noção de arquivo que se efetiva a partir do mal de arquivo (Mal darchive) em Derrida (2001) e Roudinesco (2006) e do processo de arquivamento pelo qual passa a instituição museológica o excesso, a falta, o apagamento, o esquecimento, gerados pelo malestar na instituição e na institucionalização do arquivo. Paralelo aos estudos teóricos realizou-se visita-diagnóstico em desesseis museus de arte em seis estados brasileiros, definiu-se como campo de análise do objeto o MASC por apresentar as características de um museu com acervo de arte moderna e de arte contemporânea devido à singularidade de seu processo de criação.

ASSUNTO(S)

mal de arquivo museu de arte arte contemporânea memória história e teoria interartes. historia 1. museu de arte-contemporânea 2. museu de arte de santa catarina 3. museologia mal darchive modern art contemporary art art museum memory history and interart theory.

Documentos Relacionados