Aprendizagem do desenho artístico no ensino superior: concepções de estudantes

AUTOR(ES)
FONTE

Ensaio: aval.pol.públ.Educ.

DATA DE PUBLICAÇÃO

02/05/2019

RESUMO

Resumo No âmbito da Fenomenografia, este estudo teve como objetivo avaliar a natureza e mapear as concepções de estudantes universitários sobre a aprendizagem do desenho artístico. Um grupo de dezesseis estudantes de uma disciplina livre de desenho foi entrevistado, entre outros aspectos, sobre a natureza, o processo e o contexto da aprendizagem do desenho artístico. As respostas, submetidas a uma análise de conteúdo temática, evidenciaram a distinção entre uma representação da aprendizagem do desenho como algo mais passivo - cópia de realidades observadas; através de técnicas e da prática; no ambiente académico - e algo mais ativo - expressão pessoal; através da compreensão do que se percepciona e de mudanças pessoais; no ambiente amplo. Emergiu também uma representação de meio-termo, que define a aprendizagem do desenho como algo de intermédio - desenvolvimento perceptivo; representação de percepções ou da imaginação; criação de técnicas. A conscientização sobre as concepções de aprendizagem do desenho poderá constituir factor da sua eventual modificação. Assim, a taxonomia que resulta deste estudo poderá ajudar estudantes, professores e técnicos no diagnóstico e intervenção sobre aquele tipo de concepções.Abstract In the scope of Phenomenography, this study had as objective to evaluate and map university students’ conceptions on learning artistic drawing. A group of sixteen students from a free drawing course was interviewed, among other aspects, on the nature, the process and the context of learning artistic drawing. The answers, submitted to a thematic analysis, showed the distinction between a representation of that learning as something more passive - copying observed realities through techniques and practice; in the academic environment - and something more active - personal expression through the understanding of what is perceived and of personal changes, in a broader environment. A middle-term representation also emerged, which defines learning of drawing as something intermediary - perceptual development, representation of perceptions or of imagination, creation of techniques. Awareness of conceptions of learning drawing might be a possible modification factor of those conceptions. Thus, the taxonomy that results from this study can help students, teachers and technicians in the diagnosis and intervention on that type of conception.

Documentos Relacionados