APARTHAIDS: uma anÃlise sociolÃgica da manipulaÃÃo e ocultaÃÃo do estigma da AIDS / APARTHAIDS: a sociological analysis of manipulation and concealment of the stigma of AIDS

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

21/12/2009

RESUMO

Esta dissertaÃÃo privilegiou a anÃlise das motivaÃÃes envolvidas na manipulaÃÃo e ocultaÃÃo do estigma da aids entre soropositivos assintomÃticos para HIV que realizam acompanhamento mÃdico no ambulatÃrio do Hospital SÃo JosÃ. à luz de teÃricos que versam sobre saÃde, doenÃa, sexo, sexualidade, morte fÃsica e social, rechaÃo, estigma e moral, foi possÃvel compreender o que està subjacente ao medo de ter a condiÃÃo sorolÃgica positiva para o vÃrus da aids compartilhada por determinados parentes, vizinhos e amigos. As entrevistas realizadas com os participantes desta pesquisa, (seis mulheres e quatro homens), evidenciam que os mesmos temem, alÃm do rechaÃo e da morte social, a sÃndrome de âculpabilidadeâ e acusaÃÃo decorrente da representaÃÃo que ancora a aids a possÃveis comportamentos promÃscuos.

ASSUNTO(S)

sociologia aids(doenÃa) - aspectos sociais - fortaleza(ce) pessoas hiv-positivo - fortaleza(ce) - condiÃÃes sociais discriminaÃÃo - fortaleza(ce) estigma(psicologia social) - fortaleza(ce)

Documentos Relacionados