AnÃlise multitemporal da dinÃmica do usos e ocupaÃÃo do baixo curso do rio de Apodi - Mossorà (1989-2009) / Multisecular analysis of the dynamics of the use and occupation of the low course of river Apodi-mossorÃ-rn(1989-2009)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/06/2011

RESUMO

AtravÃs da anÃlise geoambiental este trabalho esta voltado para o estudo da bacia hidrogrÃficacomo categoria de anÃlise geogrÃfica. A bacia hidrogrÃfica do rio Apodi-Mossorà representa27% do territÃrio do estado do Rio Grande do Norte, cobrindo uma Ãrea total 14.271 kmÂ, tendo como recorte espacial para este estudo o baixo curso do referido rio cobrindo 973 Km2 . No tocante a geodiversidade trata-se de uma Ãrea caracterizada pela presenÃa de uma chapada, de tabuleiros costeiros, de planÃcie flÃvio-marinha, de faixa costeira com praias, falÃsias e dunas. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo realizar a anÃlise do quadro ambiental, considerando a dinÃmica do uso e ocupaÃÃo, atravÃs de estudo multitemporal de 1989 a 2009, fundamentalmente, identificando e espacializando as unidades geoambientais, as pressÃes de uso, utilizando o sensoriamento remoto, o sistema de informaÃÃo geogrÃfica para manipulaÃÃo e cruzamento de informaÃÃes, pesquisa qualitativa-quantitativa, obtendo como resultado final um conjunto de sete mapas. O resultado tambÃm indicou em hectares a porcentagem das atividades econÃmicas em 1989 sendo: 16,4% de cultura cÃclica, 19,2% de cultura perene, 0,04% de Ãreas petrolÃfera, 64,4% salinas (artesanais e industriais), jà em 2009 a cultura perene representou 32,7%, as atividades petrolÃferas 33,4% e as salinas (artesanais e industriais) 34% e a carcinicultura 2%. Observandoâse, portanto um crescimento de 126% para culturas perenes, 1.847% da atividade petrolÃfera e 28,50% para as salinas. Entende-se que as diferentes formas de uso altera a dinÃmica ambiental da Ãrea de estudo, contribuindo na intensificaÃÃo dos processos fluviais, na deposiÃÃo de sedimentos, no assoreamento, na erosÃo, na destruiÃÃo da mata ciliar e do ecossistema manguezal. As alteraÃÃes no baixo curso do rio Apodi-Mossorà correspondem a modificaÃÃes muito significativas na morfologia original e na dinÃmica dos processos geomorfolÃgicos, na taxa de descarga fluvial mÃdia anual e na taxa de transporte de sedimentos. Esses fatos associados aos ambientes de ocupaÃÃo inadequada promovem o surgimento de Ãreas com elevado comprometimento da qualidade ambiental.

ASSUNTO(S)

dinÃmica do uso e ocupaÃÃo abordagem sistÃmica baixo curso do rio apodi-mossorà dynamics of use and occupation systems approach low course of apodi-mossorà river bacias hidrogrÃficas solos - uso - mossorà (rn) geografia

Documentos Relacionados