Análise fitoquímica e atividade antimicobacteriana de extratos metanólicos de Jacaranda cuspidifolia Mart. (Bignoniaceae)

AUTOR(ES)
FONTE

Rev. bras. plantas med.

DATA DE PUBLICAÇÃO

2012

RESUMO

Jacaranda cuspidifolia Mart., conhecida popularmente como "caroba", "jacarandá" ou "bolacheira", é utilizada medicinalmente para o tratamento da sífilis e da gonorréia. A atividade antimicobacteriana dessa espécie foi avaliada em ensaios in vitro com os extratos metanólicos das cascas e folhas, segundo o Método Analítico Alamar Blue (MABA). Os valores de concentração inibitória mínima para os extratos metanólicos das cascas e das folhas de J. cuspidifolia foram iguais a CIM = 250 μg mL-1 para ambos os extratos. A análise fitoquímica, por Cromatografia em Camada Delgada de gel de sílica, dos extratos metanólicos das cascas e folhas revelou a presença de taninos, flavonóides, terpenos, cumarinas e esteróides. A análise dos perfis dos extratos metanólicos por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência de Fase Reversa registrou a presença de compostos fenólicos derivados do verbascosídeo sugerindo a provável responsabilidade pela ação antimicobacteriana.

ASSUNTO(S)

jacaranda cuspidifolia mart mycobacterium tuberculosis h37rva atividade antimicobacteriana compostos fenólicos verbascosídeo

Documentos Relacionados