Análise econômica financeira comparativa da autoprodução direta ou conectada no SIN - um estudo de caso. / The comparative economic financial analysis of the direct self production or connected to SIN (National Interconnected System) case analysis.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo principal verificar a viabilidade econômica financeira da autoprodução direta e interligada, isto é, elaborar uma comparação entre uma usina hidrelétrica ligada diretamente à unidade de consumo, e uma usina ligada ao Sistema Interligado Nacional, com potência e energia asseguradas. Para isso, foram utilizados, como premissas, uma indústria de alumínio que, como parte integrante dos grandes consumidores de energia brasileira, é um tipo de indústria eletro-intensiva, e emprega milhares de pessoas direta e indiretamente; também uma usina hidrelétrica, que neste trabalho foi a UHE Piraju, usina de concessão da CIA BRASILEIRA DE ALUMÍNIO, que gentilmente cedeu os dados de geração física real. Foram adotadas as seguintes metodologias para comparação da viabilidade, utilizando um cenário de geração e preços SPOT dos anos de 2006 e 2007: (i) Autoprodução Direta: Geração física real, comercializando excedentes e comprando energia do mercado ao preço SPOT quando necessário, e considerando todos os encargos e benefícios deste tipo de ligação; (ii) Autoprodução Conectada no SIN: Energia Assegurada Sazonalizada em 3 cenários distintos, Flat, com sazonalização moderada e sazonalização otimizada, considerando também os custos de conexão e encargos pertinentes para cada cenário. Os resultados apresentados mostram que, por pouca margem de diferença, foi mais vantajoso o cenário com a energia assegurada otimizada, porém, é possível verificar que, ponderando os resultados apresentados nos diversos cenários, verificamos que é mais viável a usina ligada diretamente à carga, pois a previsibilidade do mercado de preços de curto prazo é pequena, e dificilmente se acertaria com precisão os PLD´s registrados no ano seguinte ao da sazonalização. Contudo, o Decreto no 5.163, de 30 de Julho de 2004, através do Artigo 71, somente permite que usinas sejam ligadas diretamente à carga se estiverem dentro do mesmo sítio. O proposto é a inclusão de um novo parágrafo no Artigo 71 com condições de economicidade para a permissão da ligação da usina diretamente ao consumo.

ASSUNTO(S)

energy self production power unit connection to a consumption unit hidroeletricidade (produção) power unit connection to sin energy costs reduction

Documentos Relacionados