Análise e identificação de critérios de raridade bibliográfica : registros bibliográficos de Obras Raras sobre o Rio Grande do Sul em acervos de Bibliotecas Universitárias

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

Trabalho de Conclusão de Curso que aborda a análise dos critérios de raridade bibliográfica das obras sobre o Rio Grande do Sul, encontradas nos catálogos online de Obras Raras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Apresenta e discute os valores monumentais de Aloïs Riegl, aproximando-os dos critérios de raridade bibliográfica, propostos por Ana Virginia Teixeira da Paz Pinheiro. Descreve os procedimentos metodológicos para tratamento dos diversos dados encontrados até a execução da Análise de Correspondência Múltipla (ACM) e da Análise de Agrupamentos, utilizada como técnica complementar. Analisa as características do gráfico obtido pela ACM, concluindo que as obras de cada quadrante apresentam determinadas características, desde obras com poucos critérios de raridade identificados até aquelas com um grande detalhamento deles. Cita a significativa quantidade de obras publicadas na segunda metade do século XIX, período belicoso no Rio Grande do Sul e em toda a região platina, supondo que as obras dessa época que chegaram aos dias atuais tenham sido consideradas raras, já que muitas delas podem ter desaparecido. Percebe as diferenças entre os registros bibliográficos de cada Universidade, visto que os itens da UFRGS apresentam maior detalhamento e, consequentemente, facilitam a identificação dos critérios de raridade. Sugere o aprimoramento das técnicas de análise, bem como sua utilização em outros trabalhos.

ASSUNTO(S)

rare books obras raras biblioteca universitária bibliographical rarity criteria monumental values multiple correspondence analysis (mca)

Documentos Relacionados