Analysis and characteristics of the convective boundary layer in pasture areas, during the transition of dry to wet period in Amazonia (RACCI-LBA Experiment) / Análise e caracterização da camada limite convectiva em área de pastagem, durante o período de transição entre a estação seca e chuvosa na Amazônia (experimento RACCI-LBA/Rondônia)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

A Camada Limite Convectiva (CLC) em área de pastagem na Amazônia foi estudada através da observação da sua estrutura durante a transição do período seco para o chuvoso com dados do experimento RaCCI. Por meio de estudos de caso, é feita uma análise dos dias com e sem a presença de aerossóis e também, com e sem a presença de eventos de chuvas. Para estas análises são utilizados os dados de superfície e radissondagens feitas em Ouro Preto DOeste RO durante os meses de setembro (Fase I) e outubro (Fase II) de 2002. Os resultados demonstraram que a Fase I apresentou 45% menos precipitação, sendo assim ligeiramente mais quente e mais seca com as maiores amplitudes de temperatura do solo. A CLC na Fase I foi 370m mais alta, 0,4K mais quente e 10% mais seca do que a Fase II, caracterizando-se assim, mais turbulenta e conseqüentemente mais convectiva. A Fase II obteve menor taxa de decaimento às 20:00HL e 04:00HL. Através de uma comparação dos métodos de estimativa da altura da CLC, verifica-se que o Método do Número de Richardson e o Método dos Perfis apresentam coeficientes de correlação (r2) iguais à 0,85 e 0,97, para as Fases I e II, respectivamente, enquanto que o Método das Parcelas apresentou baixos valores de 0,31 e 0,14 para a Fase II, quando comparado com os outros dois métodos. Nos estudos de caso verifica-se que em dias com eventos de chuva, a CLC das 17:00 HL sofreu um forte resfriamento, além de um aumento de 2 g/kg de umidade específica dentro da camada, com uma significativa redução de sua altura, perdendo suas características típicas de CLC. A presença de aerossóis fez com que houvesse um resfriamento da camada nos níveis mais próximos à superfície e um aquecimento no nível de 700m.

ASSUNTO(S)

amazônia preciptation thermodunamic structure microclima boundary layer camada limite aerossóis estrutura termodinâmica aerosols precipitação microclimate meteorologia meteorology

Documentos Relacionados