"Análise dos instrumentos de avaliação de qualidade de vida WHOQOL-bref e SF-36: confiabilidade, validade e concordância entre pacientes de Unidades de Terapia Intensiva e seus familiares" / Analysis of the WHOQOL-bref and SF-36: reliability, validity and agreement between patients of the Intensive Care Unit and their families.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Este estudo teve como objetivos: analisar as propriedades psicométricas dos instrumentos de avaliação de qualidade de vida WHOQOL-bref e SF-36 aplicados a pacientes adultos após a internação em Unidades de Terapia Intensiva e a seus familiares e, avaliar a concordância entre pacientes e familiares como seus substitutos. A amostra foi composta por 71 pares paciente-famíliar. A confiabilidade foi avaliada pela consistência interna através do Coeficiente Alfa de Cronbach. A validade convergente foi avaliada através das correlações interdomínios dos instrumentos e a validade divergente pelas correlações entre os domínios e o número de comorbidades através da Correlação de Spearman. A concordância entre os pares foi verificada pelo Coeficiente de Correlação Intraclasse e pela estatística kappa ponderado. Os resultados mostraram que o SF-36 quanto à confiabilidade apresenta valores aceitáveis (0,70) para a maioria dos domínios tanto para pacientes como para os familiares. Quanto ao WHOQOL-bref o coeficiente foi inferior a 0,70 para todos os domínios, em ambos os casos. A maioria das correlações interdomínios do SF-36 foram positivas e significativas para pacientes e familiares. O WHOQOL-bref quando aplicado aos pacientes apresentou correlações interdomínios positivas e significativas, mas o mesmo não ocorreu com os familiares. As correlações entre os domínios e número de comorbidades, tanto para o SF-36 e o WHOQOL–bref não foram significativas. A concordância entre os pares foi melhor quando o familiar foi o pai ou a mãe, filho e cônjuge, nessa ordem. Domínios e itens que avaliam condições objetivas são os que apresentam valores de concordância mais elevados entre os pares. O SF-36 apresentou maior número de concordâncias moderadas. O domínio Aspectos Físicos do SF-36 foi o que apresentou concordância substancial para todos os familiares. O domínio Físico do WHOQOL-bref apresentou concordância moderada para a maioria dos familiares. Para o SF-36, a concordância foi melhor quando os pacientes tinham duas ou mais comorbidades, Para o WHOQOL-bref foi melhor quando o paciente tinha uma ou duas comorbidades, mas apresentou maior número de concordâncias inconsistentes. De forma geral, os domínios previstos como aqueles que avaliam construtos similares não se correlacionaram. Esses resultados confirmam que no contexto do tratamento intensivo o SF-36 é mais adequado como instrumento de avaliação de qualidade de vida relacionado à saúde. Esses achados são similares aos da literatura internacional.

ASSUNTO(S)

unidade de terapia intensiva qualidade de vida(avaliação) proxy quality of life intensive care unit questionnaires validade do teste

Documentos Relacionados