Análise do potencial de aplicação de sistemas híbridos como alternativa para eletrificação do meio rural: Estudo de caso para Pentecoste-CE. / Analysis of the potential application of hybrid systems as an alternative for rural electrification: A case study for Pentecoste-CE.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

31/03/2010

RESUMO

A energia é necessária para transformar recursos materiais em produtos e serviços que eneficiam a sociedade. Ela está presente em nosso cotidiano sob várias formas, sendo a eletricidade a forma mais comum e inter-relacionada com a atual sociedade. Sua crescente demanda justifica investimentos em pesquisa de projetos de eletrificação a partir de fontes alternativas e renováveis. Os potenciais solar e eólico podem mostrar-se interessantes para geração de energia elétrica. A combinação de uma ou mais fontes de energia para eletrificação caracteriza um sistema híbrido, que pode este apresentar vantagens em relação aos sistemas singelos e convencionais. As tecnologias convencionais de eletrificação a partir de extensão de rede e geração a óleo Diesel apresentam consolidação no mercado de energia. A extensão de rede apresenta elevados custos de implantação e baixos custos operacionais, enquanto que a geração a partir do óleo Diesel, baixos custos de implantação, mas elevados custos operacionais. O uso biodiesel (B2) pode trazer vantagens na substituição do Diesel. Através de pesquisas de campo, foi feita uma análise da demanda de eletricidade da comunidade rural de Irapuá do município cearense de Pentecoste. Os potenciais solar e eólico da respectiva região foram estimados com o auxílio computacional dos programas de modelagem numérica RAMS, de visualização de dados numéricos (de radiação solar e velocidade do vento) FERRET. O potencial de biodiesel foi estimado a partir de publicações científicas. As configurações, simulações e seleção de sistemas híbridos foram feitas com auxílio computacional do programa HOMER para atendimento através de. A comunidade rural de Irapuá apresenta uma demanda diária média de eletricidade de 258,2 kWh/dia, uma potência média de 10 kW, e uma potência de pico de 28 kW. A apresentou estimativas de potencial solar anual médio de 5,205 kWh/m2/dia, e uma velocidade média de vento de 4,84 m/s a 10 metros acima do solo da região de Pentecoste, os quais foram calculados com o suporte computacional do RAMS e FERRET. A seleção da melhor configuração do sistema híbrido foi feita com o auxilio do HOMER, a partir de especificações técnicas e custos de painéis fotovoltaicos, turbinas eólicas, conversor/inversor de potência, banco de baterias, grupo gerador a biodiesel (B2) e extensão de rede elétrica de distribuição. São apresentados uma análise de viabilidade financeira do sistema híbrido selecionado, da produção de energia elétrica, e estimativas de emissões de gases de efeito estufa relacionados. Conclusões, sugestões e perspectivas de pesquisas futuras também são apresentadas.

ASSUNTO(S)

geração solar fotovoltaica sistemas híbridos geração eólica eletrificação rural simulação computacional viabilidade financeira de projetos fisica hybrid systems generation solar (photovoltaic) wind power generation rural electrification computational simulation financial viability of projects

Documentos Relacionados