Análise do contexto da Roda de Choro com base no conceito de ordem musical de John Blacking
AUTOR(ES)
Lara Filho, Ivaldo Gadelha de, Silva, Gabriela Tunes da, Freire, Ricardo Dourado
FONTE
Per musi
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011-06
RESUMO
A Roda de Choro oferece um rico ambiente para análise tanto do contexto musical da performance quanto do contexto social que nutre as relações musicais. No presente artigo, essa especificidade é analisada a partir do conceito de ordem musical estabelecido por John Blacking (1995). A coleta de dados da pesquisa foi realizada a partir de observações etnográficas e entrevistas com os músicos participantes do universo do Choro. A análise dos discursos e dos registros pode auxiliar na identificação dos elementos que compõem esta ordem musical dentro do Choro conforme a proposta do etnomusicólogo. O contexto ilustrado na discussão é uma Roda de Choro regularmente realizada em um bar de Brasília com a presença de músicos vindos de vários lugares do Brasil. Os relatos dos chorões apontam para a importância da existência de Rodas para manutenção e recriação da tradição musical do Choro. Foi possível compreender que, para esse gênero musical, uma série de fatores extra-musicais interfere de modo significativo nas performances dos músicos.
ASSUNTO(S)
choro roda de choro etnomusicologia john blacking
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