Análise do comportamento não cooperativo em computação voluntária / Analyses of non-cooperative behavior in volunteer computing environments

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

Os avanços nas tecnologias de rede e nos componentes computacionais possibilitaram a criação dos sistemas de Computação Voluntária (CV) que permitem que voluntários doem seus ciclos de CPU ociosos da máquina para um determinado projeto. O BOINC é a infra-estrutura mais popular atualmente, composta de mais 5.900.000 máquinas que processam mais de 4.003 TeraFLOP por dia. Os projetos do BOINC normalmente possuem centenas de milhares de tarefas independentes e estão interessados no throughput. Cada projeto tem seu próprio servidor que é responsável por distribuir unidades de trabalho para os clientes, recuperando os resultados e validando-os. Os algoritmos de escalonamento do BOINC são complexos e têm sido usados por muitos anos. Sua eficiência e justiça foram comprovadas no contexto dos projetos orientados ao throughput. Ainda, recentemente, surgiram projetos em rajadas, com menos tarefas e interessados no tempo de resposta. Diversos trabalhos propuseram novos algoritmos de escalonamento para otimizar seu tempo de resposta individual. Entretanto, seu uso pode ser problemático na presença de outros projetos. Neste texto, são estudadas as consequências do comportamento não cooperativo nos ambientes de Computação Voluntária. Para realizar o estudo, foi necessário modificar o simulador SimGrid para melhorar seu desempenho na simulação dos sistemas de CV. A primeira contribuição do trabalho é um conjunto de melhorias no núcleo de simulação do SimGrid para remover os gargalos de desempenho. O resultado é um simulador consideravelmente mais rápido que as versões anteriores e capaz de rodar experimentos nessa área. Ainda, como segunda grande contribuição, apresentou-se como os algoritmos de escalonamento atuais do BOINC são incapazes de garantir a justiça e isolação entre os projetos. Os projetos em rajadas podem impactar drasticamente o desempenho de todos os outros projetos (rajadas ou não). Para estudar tais interações, realizou-se um detalhado, multi jogador e multi objetivo, estudo baseado em teoria dos jogos. Os experimentos e análise realizados proporcionaram um bom entendimento do impacto dos diferentes parâmetros de escalonamento e mostraram que a otimização não cooperativa pode resultar em ineficiências e num compartilhamento injusto dos recursos.

ASSUNTO(S)

processamento : alto desempenho volunteer computing game theory cluster scheduling processamento paralelo simulation boinc sim-grid

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