Análise de alterações histopatológicas e celulares em tecidos de camundongos C57BL/6J inoculados com células de melanoma experimental B16F10 por via subcultanea e tratados com o imunomodulador Imiquimod 5%. / Histopathologic analysis of murine C57BL/6J tissues and cells innoculated with B16F10 melanoma cells subcutaneously, treated with the immunemodulator Imiquimod 5%.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

17/10/2011

RESUMO

Imiquimod é uma imidazoquinolina, agonista do TLR-7, ativador de células dendríticas (DC) e indutor da transcrição de diversas citocinas. O objetivo deste estudo é avaliar o crescimento tumoral, a formação de metástases em órgãos internos, a atividade do sistema imune e o tipo de morte celular induzido devido ao tratamento tópico. Camundongos foram inoculados com células de melanoma murino B16F10. O fármaco, na dose de 5mg, foi aplicado no local da inoculação uma vez por dia até o fim do experimento. Foram estudados quatro grupos experimentais, dois inoculado com células tumorais, sendo um tratado e outro não, e outros dois grupos, um recebeu somente o tratamento com o fármaco e o outro não recebeu tratamento. Os animais foram pesados e seus tumores medidos periodicamente. Exemplares dos grupos foram sacrificados em quatro tempos diferentes, imediatamente submetidos à necropsia para a análise de massas tumorais por citometria de fluxo com caspase-3 e anexina-v para investigar a indução de apoptose e/ ou necrose tumoral, e remoção do tumor, pele, Baço, linfonodo e pulmão, que foram fixados, inclusos em parafina, cortados e corados com HE, para análise histológica.

ASSUNTO(S)

cultured tumor cells histopatologia animal imidazoquinolina imidazoquinolina immune adjuvants immunomodulation imunomodulação mice adjuvantes imunológico animal histopathology camundongos células cultivada de tumor

Documentos Relacionados