AnÃlise da contribuiÃÃo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) para a sustentabilidade do assentamento Lagoa da Serra, Caucaia-CE. / This study analyzes the contribution of the Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) to the sustainability in the settlement Lagoa da Serra in Caucaia-CE.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

19/02/2004

RESUMO

Analisa a contribuiÃÃo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) para a sustentabilidade do Assentamento Lagoa da Serra, Caucaia (CE). Fundamenta-se na concepÃÃo de agricultura familiar e nos novos paradigmas de desenvolvimento sustentÃvel. Descreve as dificuldades de pesquisadores em precisar um conceito sobre agricultura familiar, possivelmente pela diversidade de situaÃÃes nela existentes, mas mostra alguns pontos convergentes: a propriedade, a gestÃo e a maior parte do trabalho advÃm da famÃlia. Descreve as linhas de aÃÃo do PRONAF e sua operacionalizaÃÃo. Mostra os resultados do estudo de colaboraÃÃo tÃcnica INCRA/FAO sobre agricultura familiar. Apresenta as diversidades conceptuais sobre desenvolvimento sustentÃvel, fundamentando-se no desenvolvimento local integrado e sustentÃvel (DLIS), que tem como base a promoÃÃo do capital social e do capital humano. Caracteriza as condiÃÃes de vida dos beneficiÃrios do programa atravÃs da ocupaÃÃo e renda da famÃlia, saÃde, educaÃÃo, moradia, qualidade da Ãgua. Investiga as atividades agropecuÃrias dos usuÃrios do programa, o sistema de cultivo e sua relaÃÃo com o meio ambiente, confrontando-se a situaÃÃo dos beneficiÃrios antes do programa e depois de sua implementaÃÃo. Identifica o nÃvel de conhecimento das famÃlias sobre o PRONAF. Utiliza a pesquisa descritiva com a finalidade de conhecer o processo de implementaÃÃo do programa e os resultados do estudo, atravÃs da coleta de dados. Utiliza dados primÃrios atravÃs da aplicaÃÃo de questionÃrios aos beneficiÃrios do programa e entrevistas com os principais atores sociais envolvidos, tais como os agentes financeiros, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Conselho Municipal de Desenvolvimento SustentÃvel. Inclui dados secundÃrios como a pesquisa documental, atravÃs de documentos oficiais do PRONAF e bibliografia especializada sobre agricultura familiar e desenvolvimento sustentÃvel. Realiza a codificaÃÃo, tabulaÃÃo e anÃlise estatÃstica por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Utiliza o mÃtodo Kappa para a variÃvel bens de consumo durÃveis. Apresenta os resultados obtidos a partir das variÃveis pesquisadas, identificando que a sustentabilidade, no assentamento objeto do estudo, nÃo foi integralmente alcanÃada com a implementaÃÃo do PRONAF, como uma polÃtica agrÃcola diferenciada, com base no desenvolvimento sustentÃvel.

ASSUNTO(S)

outros agricultura familiar desenvolvimento sustentÃvel polÃticas pÃblicas family agriculture sustainable development public politcs

Documentos Relacionados