AGRICULTURA FAMILIAR SUPERANDO DESAFIOS EM CONTEXTOS CONCORRENCIAIS: Estudo de caso realizado na região Noroeste e Missões do Estado do Rio Grande do Sul. / OVERCOMING CHALLENGES FAMILY AGRICULTURE IN COMPETITIVE CONTEXTS: A case study conducted in the northwestern and Missions of the State of Rio Grande do Sul.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

31/08/2011

RESUMO

A agricultura familiar e a pequena agroindústria familiar são de fundamental importância no desenvolvimento rural brasileiro, devido ao seu papel na produção de alimentos e geração de renda. Este estudo foi realizado com a Cooperativa Central da Agricultura Familiar Ltda - UNICOOPER, juntamente com as singulares sediadas nos municípios da região Noroeste e Missões do Estado do Rio Grande do Sul. A Cooperativa se destaca pelo trabalho que vem realizando como facilitadora da comercialização, buscando novos mercados para a comercialização de produtos alternativos à soja oriundos da agricultura familiar da região, além de participar do Programa Mais Alimentos do Governo Federal PAA, para a merenda escolar. O presente trabalho teve como objetivo analisar a configuração organizacional em rede com a qual a UNICOOPER vem atuando, como à mesma realmente beneficia os agricultores e agroindústrias familiares que nela estão inseridos, e como a UNICOOPER supera os desafios em contextos competitivos com desenvolvimento sustentável. A metodologia é constituída por pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica. Para a coleta de dados foi realizada entrevista semi-estruturada com dirigentes da UNICOOPER, singulares associadas e atores envolvidos. A configuração com a qual a Cooperativa Central vem atuando é inovadora, pois se caracteriza por uma rede de cooperativas e se diferencia das cooperativas tradicionais pela forma de atuação, que envolve a organização dos produtores, com auxilio da assistência técnica para a produção de produtos diferenciados. Através das entrevistas realizadas, foi possível identificar as características de cada cooperativa, estratégias competitivas, fatores limitantes e potencializantes da comercialização, fatores motivadores de inserção à rede, desafios e perspectivas futuras da organização. Há evidências de que, na UNICOOPER, as estratégias são emergentes, possui grande força competitiva e a estratégia genérica é de diferenciação. A maioria das singulares surgiu e está sendo viabilizadas em função do PAA. O trabalho que a UNICOOPER realiza possui alguns desafios que necessitam ser superados para a continuidade e viabilização da rede, tais como pessoal capacitado, motivado, assistência técnica, auxilio na legalização das agroindústrias, gestão e logística. A UNICOOPER, juntamente com as singulares, viabiliza os agricultores familiares, ajudando na organização dos mesmos para aumentar a produção, viabilizando a comercialização destes produtos e, consequentemente, contribuindo para a permanência dos mesmos no campo, através da geração de renda para suas famílias.

ASSUNTO(S)

comercialização competitividade estratégias redes cooperativismo agricultura familiar extensao rural cooperatives family farming networks strategy competitiveness commercialization

Documentos Relacionados