Adesão a Crenças Cristãs Normativas sobre a Sexualidade Um Estudo com Jovens Evangélicos de João Pessoa, PB.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

A dupla temática da Religiosidade e da Sexualidade compreende aspectos da vida humana que têm sido estudados separadamente por várias disciplinas, abordagens e autores diferentes. A Psicologia da Religião, a partir da criação em 1976 da Divisão 36 específica desta área na Associação Americana de Psicologia (APA) e com a publicação de um número cada vez maior de livros, estudos e pesquisas (Emmons 1999; Hill &Hood 1999; Koenig 1998; Miller 1999; Pargament 1997; Richards &Bergin 1997, 2000; Shafranske 1996), tem focalizado o universo religioso como instância reguladora da sexualidade em interação com outros discursos (Citelli, 2005; Cunha, 2000; Heilborn, 2006; 1991; Gonçalves da Silva et al, 2008). Todavia, ainda existe, especialmente no Brasil, uma lacuna de estudos e pesquisas sob o âmbito da Psicologia, que tratem desta dupla temática Religiosidade e Sexualidade, no que se refere à adesão de indivíduos a Crenças Cristãs Normativas sobre Sexualidade, especialmente aquelas mais centrais que compõem a moral sexual desta religião, quais sejam a heterossexualidade, a castidade pré-conjugal e a fidelidade conjugal. A partir da Teoria da Identidade Social (TIS) concebida por Tajfel e Turner (1979; 1981; 1983) considerada como a teoria mais importante dentre os modelos sobre as relações intergrupais em psicologia social (Amâncio, 1993) e estruturada fundamentalmente em três conceitos: Categorização Social, Identidade Social e Comparação Social, e utilizando-se também dos estudos das Crenças Grupais e dos estudos dos Processos Intergrupais, o estudo tem por Objetivo Principal: analisar alguns dos fenômenos psicossociais que influenciam a adesão dos jovens evangélicos a Crenças Cristãs Normativas sobre a Sexualidade, e como Objetivos Específicos: 1) Descrever o Julgamento da Gravidade de Comportamentos Sexuais Antinormativos. 2) Descrever a Tolerância a Relacionamentos Afetivos Interreligiosos. 3) Descrever o Sentimento de Pertença de jovens evangélicos às igrejas nas quais participam. 4) Descrever a Avaliação da Importância de Pertença atribuída a essa pertença. 5) Descrever a Avaliação de Proximidade Espiritual com os Evangélicos. 6) Descrever a Participação nas Atividades da Igreja. 7) Descrever a Experiência de Namoro. 8) Analisar as Relações entre as Variáveis acima citadas. 9) Analisar dentre as Variáveis acima citadas as que melhor permitem predizer a Adesão a Crenças. A Amostra é do tipo não probabilístico por conveniência (Mattar, 2001; Cozby, 2003) se constituindo de 429 sujeitos, de ambos os sexos, entre 17 a 30 anos, escolhidos entre freqüentadores de igrejas evangélicas da cidade de João Pessoa, no Estado da Paraíba, Brasil, presentes nos momentos das coletas de dados e que voluntariamente concordaram em participar da pesquisa. O Instrumento consta de dados demográficos (idade, sexo, escolaridade, renda familiar), além de outros elementos como: 1) Experiência com o Namoro (tipo e quantidade de relacionamentos); 2) Identidade Religiosa (Sentimento de Pertença à igreja, a Importância desta Pertença e a Proximidade Espiritual percebida pelos participantes em relação aos Evangélicos Históricos, Pentecostais e Neopentecostais); 3) Participação nas Atividades da Igreja e 4) Adesão a Crenças Cristãs Normativas sobre Sexualidade (Gravidade de Comportamentos Sexuais Antinormativos e da Tolerância a Relacionamentos Afetivos Interreligiosos). O Procedimento do Estudo incluiu uma avaliação prévia do instrumento através de dois testes-piloto aplicados em duas ocasiões distintas, durante reuniões de jovens na Igreja Presbiteriana de Tambaú, com cerca de 30 participantes em condições semelhantes àquelas que seriam posteriormente usadas na efetiva coleta de dados com o objetivo de averiguar a clareza e a adequação dos itens do instrumento e a reação dos participantes. Os resultados dos testes-piloto foram posteriormente excluídos da amostra definitiva. A coleta dos dados propriamente dita foi realizada entre novembro de 2010 a março de 2011 em Eventos e Encontros, inclusive Retiros Espirituais e Acampamentos de 10 igrejas evangélicas da cidade de João Pessoa, Paraíba, mediante autorização dos responsáveis legais pelas instituições religiosas. Os Resultados apontaram, a partir de uma Análise Fatorial Exploratoria pelo Método dos Eixos Principais fixando-se um Fator (KMO 0,922, Teste de Esferecidade de Bartlett [χ2(91) = 7476,560 p<0,001], 67,3% da Variância, Alpha de Crombach (α=0,96), Eigenvalue 9,426, Média (8,5) e Desvio Padrão (2,4), que, no conjunto de crenças cristãs sobre a sexualidade, os itens com conteúdo de homossexualidade apresentam carga fatorial mais forte perante a dimensão latente, os itens com conteúdo implicando em adultério ou traição, caracterizadores de relações interpessoais surgem com o segundo subagrupamento de maiores cargas fatoriais perante a dimensão latente, ao passo que os itens que abrangem uma dimensão meramente privada e individual, apresentam menor contribuição na constituição do traço latente. Um indicador de Tolerância a Relacionamentos Afetivos Interreligiosos, com Média (1,7) e Desvio Padrão (2,30) foi construído, indicando forte rejeição dos participantes da amostra a relacionamento afetivo interreligioso, notadamente em relação a fiéis das religiões afrobrasilieras (candomblé e umbanda). Os resultados também expressam uma amostra fortemente identificada com o seu grupo religioso pelo Sentimos de Pertença com Média 8,4 e Desvio Padrão de 2,24 e pela Importância da Pertença com Média de 9,2 e Desvios Padrão de 1,76. A Proximidade Espiritual com os Evangélicos analisada tem Média de 2,2 e Desvio Padrão de 0,86, confirmando a hipótese. Os resultados relacionados ao indicador de Participação nas Atividades da igreja apresentam Média de 17,3 e Desvio Padrão de 5,0, indicando elevado nível de participação, principalmente naquelas atividades que caracterizam maior compromisso com a igreja local. A média de Namoros foi de 2,2 com Desvio Padrão de 1,92, confirmando o perfil conservador da amostra neste aspecto. A Correlação das Variáveis executada demonstra que as variáveis que indicam adesão a crenças normativas sobre a sexualidade (gravidade de comportamento antinormativos e tolerância a relacionamentos interrreligiosos) estão correlacionadas negativametne e com franca intensidade. As variáveis relativas à identidade social religiosa (sentimento e importância de pertença e proximidade =com os evangélicos) também se correlacionam positivamente, variando a intensidade de fraca a moderada. A participação nas atividades da igreja e o número de namorados, por sua vez, não possuem qualquer associação. Note-se ainda que, em relação à participação em atividades da igreja, há uma correção positiva, ainda que fraca, com cada uma das variáveis de identidade, indicando que uma maior participação efetiva na igreja, um maior compromisso com a igreja está associado a uma maior identidade social religisoa. Apesar disso, a força dessa associação é bem pequena como outros casos já analisados. Em relação a o número de namorados, encontra-se associado apenas à proximidade total com os evangélicos, numa correlação negativa e muito fraca. Este pode ser considerado um achado acidental, uma vez que não há porque supor que esta relação tenha qualquer relação com a identidade social religiosa. Os resultados da Regressão Múltipla (RM) realizada (método stepwise R2(ajustado) = 0,07 (7%) F(3/346) = 9,085; P <0,0001) indicam que a adesão a crenças cristãs normativas sobre sexualidade, definida pelo julgamento de gravidade dos comportamentos antinormativos, sendo a variável que mais contribuiu para o julgamento da gravidade dos comportamentos sexuais antinormativos é a Importância da Pertença (β=0,15), seguida da variável Sentimento de Pertença (β=0,13), ambas relacionadas de forma positiva com a variável critério; a variável Número de Namoros (β= - 0,12), também contribui para a variável critério, só que negativamente. A participação nas atividades da igreja e a proximidade com os evangélicos não exercem papel de importância em relação ao julgamento da gravidade dos comportamentos sexuaias antinormativos. Observa-se também que o modelo testado explica apenas 7% da variância dessa variável. Os resultados, a partir do modelo correspondente ao aspecto da adesão a crenças cristãs normativas sobre sexualidade, definido pela tolerância a relacionamentos afetivos interreligiosos (método stepwise R2(ajustado) = 0,13 (13%) F(3/346) = 19,391; P <0,000), indicam que a variável que mais contribui para a tolerância a relacionamentos afetivos interreligiosos é o Sentimento de Pertença (β= - 0,20), seguido de Importância de Pertença (β= - 0,15) e logo a seguir, a Participação nas Atividades da Igreja (β= - 0,13), todas relacionadas de forma negativa com a variável critério. As variáveis número de namoros e a proximidade com os evangélicos não exercem papel de importância em relação à tolerância a relacionamentos interreligiosos. Observa-se também que o modelo testado explica apenas 13% da variância dessa variável.

ASSUNTO(S)

jovens protestantes religiosidade sexualidade adesão a crenças identidade social psicologia social social identity: adherence to normative beliefs sexuality religiosity youth evangelicals

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