Abordagens e limitaÃÃes da EducaÃÃo Ambiental no Ensino Superior: percepÃÃes a partir da disciplina de GestÃo Ambiental nos cursos de GraduaÃÃo em AdministraÃÃo na cidade de Fortaleza - Ce. / Approaches and Limitations of Environmental Education in Higher Education: Insights from the Environmental Management course in undergraduate courses in Business Administration in Fortaleza-Ce

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

25/08/2011

RESUMO

A questÃo ambiental tem sido discutida de forma mais significativa ao longo dos Ãltimos 30 anos, o que gerou uma sÃrie de aÃÃes no sentido de buscar alternativas para o enfrentamento dos problemas que passaram a fazer parte do cotidiano da sociedade. Neste sentido a educaÃÃo passa a ser qualificada tambÃm a partir do aspecto ambiental, tendo como objetivo a formaÃÃo de cidadÃos preparados para este novo cenÃrio, dotados de consciÃncia e senso crÃtico para avaliar e propor soluÃÃes visando a qualidade de vida comum, justiÃa social e equilÃbrio ambiental. Surge entÃo a EducaÃÃo Ambiental que passa a ser vista como ferramenta propulsora de mudanÃas, com aplicaÃÃo recomendada em lei para todos os nÃveis de ensino formal e no ensino informal. No entanto, acreditamos que apenas uma EducaÃÃo Ambiental trabalhada a partir de uma abordagem crÃtica à capaz de gerar os resultados que a sociedade necessita. Assim, o objetivo geral deste trabalho à de avaliar como a educaÃÃo ambiental vÃm sendo trabalhada no ensino superior a partir da realidade dos cursos de graduaÃÃo em AdministraÃÃo na cidade de Fortaleza-Ce, verificando em que medida as praticas docentes refletem uma perspectiva crÃtica, bem como, de que forma as experiencias vivenciadas na disciplina tÃm contribuÃdo para a conscientizaÃÃo dos estudantes e para a adoÃÃo de posturas diferenciadas em relaÃÃo ao meio ambiente. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem essencialmente qualitativa. O levantamento de dados foi realizado em quatro instituiÃÃes de ensino superior da cidade de Fortaleza onde foram entrevistados docentes e estudantes. Os resultados apontam que, nestes cursos, a educaÃÃo ambiental trabalhada por meio da disciplina de gestÃo ambiental, apresenta ainda um viÃs conservador orientado para as necessidades de mercado e que, apesar do discurso dos estudantes estar constantemente associado ao termo âconsciÃncia ambientalâ, a mesma representa uma percepÃÃo de meio ambiente limitada, a partir de uma visÃo acrÃtica.

ASSUNTO(S)

educacao educaÃÃo ambiental ensino superior meio ambiente environmental education higher education environmental educaÃÃo ambiental - estudo e ensino(superior) - fortaleza(ce) administraÃÃo - estudo e ensino(superior) - fortaleza(ce) gestÃo ambiental - fortaleza(ce) meio ambiente - fortaleza(ce)

Documentos Relacionados