"A utilização do Sistema de Informação da Atenção Básica - SIAB pelos profissionais médicos das equipes de saúde da família, dos municípios da área de abrangência da Direção Regional de Saúde XVIII- Ribeirão Preto - SP" / "The use of the System of Information of Basic Attention SIAB for the medical professionals of the Teams of Health of the Family, the cities of the geographic area of the Regional Direction of Health XVIII Ribeirão Preto, SP."

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

O presente estudo teve como objetivos caracterizar o perfil dos profissionais médicos que atuam nas ESFs dos municípios da área de abrangência da DIR XVIII, Ribeirão Preto, SP e a utilização do Sistema de Informação da Atenção Básica por este profissional, no seu trabalho na Equipe de Saúde da Família. Utilizou-se um estudo tipo Survey, no qual a coleta de dados foi realizada por meio de questionários auto-administrados compostos por perguntas de respostas fechadas, do tipo múltipla escolha, perguntas de respostas tipo abertas e perguntas que utilizavam a Escala de Avaliação Gráfica. A análise dos resultados possibilitou a caracterização do perfil dos profissionais, na maioria do sexo masculino (60%), em média com 38 anos de idade, possuidor de pós-graduação (85%), predominantemente do tipo lato sensu, concentrada em residência e especialização nas áreas de clínica médica, pediatria e ginecologia. Os profissionais tinham em média 11 anos de profissão, encontrando-se na fase de afirmação profissional e atuando há cerca de 03 anos em PSF. A maioria possuindo vínculos empregatícios precários sem estabilidade (61%), trabalhando em outros locais além do PSF (65%). Os profissionais referiram conhecer o SIAB (85%), com um grau de conhecimento, em média, de 53% e possuírem uma visão positiva sobre ele, atribuindo-lhe muita importância para o desenvolvimento do seu trabalho na Equipe de Saúde da Família, em média 64,89%, e para a caracterização da população atendida, em média 62,78%, merecendo ressalvas de vários profissionais quanto à limitação do sistema em relação aos dados coletados a nível local. A necessidade de treinamento foi relevada como possibilidade de capacitação na busca por um maior conhecimento no uso do sistema. Do total de respondentes, apenas 29,4% referiram ter feito treinamento. Outro ponto importante referia-se à readequação da agenda de atividades da ESF, com o objetivo de proporcionar a efetivação de um espaço de discussão acerca do sistema e às informações por ele geradas. O autor acredita que com a implementação de propostas emergidas de um estudo entre os diversos atores envolvidos no processo saúde-doença, em que sejam contemplados não somente os profissionais de linha de frente, mas também coordenadores e gestores e principalmente os usuários, será possível atingir níveis de qualidade melhores em relação às informações geradas pelo sistema e assim se poderão propor e efetivar ações que busquem o alcance do objetivo maior, que é o de atender a população com mais qualidade e, conseqüentemente, proporcionar uma melhor qualidade de vida para o cidadão.

ASSUNTO(S)

doctors médicos programa saúde da família system of information of the basic attention sistema de informação da atenção básica program health of the family

Documentos Relacionados