A TECNOLOGIA ASSISTIVA DIGITAL NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS. / ASSISTIVE TECHNOLOGY IN DIGITAL LITERACY FOR DEAF CHILDREN.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

31/03/2011

RESUMO

O presente estudo objetiva investigar as contribuições da Tecnologia Assistiva Digital no processo de alfabetização de crianças surdas. Estas crianças enfrentam muitas dificuldades nesta fase de escolarização devido à escassez de metodologias e recursos apropriados para o ensino. Adotou-se para esta pesquisa o método Estudo de Caso com abordagem qualitativa, tendo como campo empírico a Escola Estadual de Educação Especial João Cardoso do Nascimento Júnior, localizada na cidade de Aracaju-Sergipe e como instrumentos de coleta: a observação espontânea, sistemática e participante; entrevistas com a professora do laboratório de informática e com a professora da sala de aula. Foram selecionados sete alunos surdos com idade entre dez e doze anos, porém, três destes apresentavam outras limitações associadas como: autismo, deficiência intelectual, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Assim, dos sete sujeitos, escolheu-se os quatro alunos que tinham apenas a surdez para a análise dos dados. A pesquisa está fundamentada na perspectiva sócio-histórica proposta por Vygotsky e os dados foram analisados com base nas três zonas de desenvolvimento, descritas por este teórico. Como aporte teórico, utilizou-se os estudos de Vygotsky (1989), Souza (2005), Souza (2007), Galvão Filho (2009), Schneider (2002); Bersch (2007) Santarosa et al (2010), Felipe (1997), Strobel (2007), Quadros (2006), dentre outros. Os resultados evidenciaram que os recursos da Tecnologia Assistiva Digital descortinaram novas perspectivas e possibilidades no processo de aprendizagem destas crianças. Por isso, estes recursos quando munidos de um planejamento criterioso, pode se tornar um instrumento mediador importante para a mediação do conhecimento, para elevar a auto-estima e despertar o interesse dos alunos para novas aprendizagens. .

ASSUNTO(S)

educação especial educação de surdos tecnologia assistiva digital educacao special education education of deaf digital assistive tecnology

Documentos Relacionados