A relação entre bibliotecas públicas, bibliotecários e censura na Era Vargas e Regime Militar: uma reflexão / The relationship between public libraries, librarians and censorship in Vargas and the Military Regime: a reflection.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Esta pesquisa histórica tem como objetivo recuperar e reinterpretar dados sobre a relação estabelecida entre o poder oficial e a constituição da biblioteca pública no Brasil, especialmente durante os regimes de exceção: a Era Vargas e o Regime Militar. Entretanto, para contextualizar esse objeto, tivemos que estender essa linha do tempo para o passado, e recuperar as origens da prática censória à liberdade de expressão do pensamento, e para o futuro, em razão da tendência à reedição de ciclos, políticas e decisões oficiais cada vez mais sofisticadas para fazer frente às manifestações sociais que reivindicam práticas democráticas justas e igualitárias. Por meio de uma análise qualitativa, pudemos recuperar a gênese da formação do bibliotecário e da Biblioteconomia como área de atuação técnica e científica no Brasil. Destacamos também a importância da biblioteca pública como espaço para a preservação e acesso à diversidade de pensamento e acesso ao conhecimento plural e libertário. Explicitamos ainda a necessidade de desenvolvimento do potencial político tanto do profissional quanto desse campo do conhecimento que ainda deverá se tornar manifesto como alternativa nesta trajetória de contínua transformação e evolução na prestação de um serviço de utilidade pública e emancipação social.

ASSUNTO(S)

public libraries brazil public policy biblioteca pública bibliotecário. brasil censorship censura cultura culture democracia democracy librarian. políticas públicas

Documentos Relacionados